Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
3º Congresso Internacional do IRB é aberto em Curitiba
18/10/2017



Aproximadamente 700 pessoas entre autoridades, integrantes de Tribunais de Contas do Brasil e de fora do País, servidores públicos, professores e estudantes participaram na terça-feira, 17/10/2017, no espaço Guido Viaro do Expo Unimed Curitiba, da abertura oficial do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. A cerimônia de abertura contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvecio, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro José Durval Mattos, do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal, entre outros representantes de tribunais de contas e de entidades parceiras. A conferência de abertura ficou a cargo do professor adjunto da Worcester Polytechnic Institute e da Capitol Technology University e copresidente da isee systems inc, Karim J. Chichakly.

Na quarta-feira, 18/10, a partir das 9h começam as apresentações dos 10 painéis temáticos que compõem a programação do congresso. Serão debatidos até o final do congresso os principais temas ligados às atividades de controle externo sobre a administração pública como: Contabilidade e Orçamento, Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Controle Interno, Compliance, Políticas Públicas baseadas em indicadores e Desenvolvimento Regional.

Durante o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, também será apresentado o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2017. A ferramenta é destinada a mensurar a eficácia das políticas públicas municipais e se compromete apresentar múltiplas visões sobre a gestão municipal em sete dimensões do orçamento público. 

Os espaços onde ocorrerão as palestras receberam o nome dos artistas paranaenses Guido Viaro, Alfredo Andersem, Theodoro de Bona, e Arthur José Nisio, em homenagem ao Estado do Paraná que recepciona o evento. O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Fonte: IRB