Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Diretoria de Controle Externo apresenta resultados em PCAs
07/07/2017

Instituída há cerca de um mês, a Força-Tarefa criada para auxiliar o Órgão Técnico do Tribunal de Contas de Minas Gerais na análise dos pareceres das Prestações de Contas Anuais (PCAs) dos exercícios 2014 e 2015, apresentou os resultados do estudo para os conselheiros do TCE na última quarta-feira, 05 de julho.

Do ano 2014, a Força-Tarefa liberou 20 processos, já de 2015, 66 processos. No mesmo período, os servidores da Coordenadoria de Análise de Contas do Governo Municipais, da Diretoria de Controle Externo do Município, informaram 120 processos, do exercício de 2016, totalizando 206, em 13 dias de atividade.

O principal objetivo da criação do mutirão foi promover a troca de informações, conhecimento e treinamento entre os servidores dos gabinetes dos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores de contas, sobre a funcionalidade do Módulo Análise – Sistema Informatizado de Contas do Municípios (Sicom).

O grupo especializado foi formado por 24 servidores de áreas diferentes, como os gabinetes dos conselheiros, do conselheiro-substituto Hamilton Coelho, dos procuradores Daniel Guimarães, Sara Meinberg, Glaydson Massaria e Maria Cecília Borges, a Diretoria Geral, a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Diretoria de Controle Externo do Município.

Entre os dias 13 e 30 de junho, a equipe, além de analisar os processos, também fez a apresentação teórica do sistema Sicom ao grupo de servidores envolvidos, assim como o treinamento e manuseio do programa, identificando as dificuldades e limitações encontradas.

O próximo mutirão será realizado a partir do mês de agosto e pretende utilizar os mesmos servidores que trabalharam na primeira Força-Tarefa, para aproveitar a curva de aprendizagem.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação