Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Encontro da AMM leva Na Ponta do Lápis à região Central de Minas Gerais
09/10/2017

Já um marco na agenda de eventos públicos em Minas Gerais, o “AMM nos municípios – Encontro nas Macrorregiões” foi realizado na cidade de Curvelo, região Central de Minas Gerais, no dia 6 de outubro. Idealizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a conferência tem o objetivo de criar um momento de trocar de ideias e experiências entre os gestores públicos. Julvan Lacerda, presidente da associação, afirmou que o real motivo das “andanças por Minas é fortalecer a causa, unindo, procurando articular, saber qual é a real necessidade de cada região”.

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), mais uma vez, marcou presença no Encontro e apresentou o projeto e aplicativo “Na ponta do Lápis” para os jurisdicionados. A servidora Júnia Caldeira de Sousa Lacerda contou como foi aplicado o projeto-piloto em Sabará e a recepção dos gestores, professores, prefeito, vereadores da cidade.
Júnia comunicou, ainda, que o TCE enviou, em 21/09/2017, um ofício a todos os prefeitos, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, Secretaria e os superintendentes Regionais de Ensino para se cadastrarem no Sistema de Gestão de Identidade – SGI.

O evento reuniu os gestores públicos com o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças políticas, órgãos parceiros do evento e servidores públicos, para ouvirem as demandas locais e trocarem experiências sobre o momento vivido pelas administrações públicas municipais em detrimento dos atrasos nos repasses, da disfunção federativa, buscando conjuntamente soluções para os desafios enfrentados pelas prefeituras.

O projeto de interiorização foi pensado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG); Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/MG) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MG); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG); e ainda, com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão.

A sétima edição do AMM nos Municípios acontecerá no dia 27 de outubro, em Poté, região do Jequitinhonha/Mucuri.