Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Galeria dos ex-presidentes recebe retrato do conselheiro Sebastião Helvecio
09/08/2017

A inauguração ocorreu no Salão Nobre do TCEMG (Foto: Su Bernardes)

Foi inaugurado na tarde de 09/08/2017, na galeria de ex-presidentes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) o quadro com o retrato do conselheiro Sebastião Helvecio. O conselheiro presidiu o TCEMG no biênio 2015/2016 e é 30º ex-presidente a ter seu retrato exposto na galeria.

“Ao longo da história do Tribunal de Contas, desde 1935 com o primeiro retrato até hoje, cada um certamente colocou a sua esperança de que essa Casa se aprimorasse e se aproximasse da sociedade. Enfim, acho que essa é grande motivação que todos nós temos quando descerramos um retrato. Ficamos com aquela primeira curiosidade de ver qual vai ser a aparência que vamos verificar, mas muito mais do que a aparência que está registrada é a evidência que nós amamos esta Casa e com amor no coração vamos continuar a vida”, com essas palavras o conselheiro Sebastião Helvecio descreveu sua emoção durante a aposição do quadro.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente do TCEMG, conselheiro Cláudio Terrão; o vice-presidente, conselheiro Mauri Torres; o corregedor, conselheiro José Alves Viana; o ouvidor, conselheiro Gilberto Diniz; o conselheiro Wanderley Ávila; o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), Daniel Guimarães; a subprocuradora-geral do MPC-MG, Elke Soares de Moura; e as procuradoras Cristina Andrade Melo e Sara Meinberg. Os quadros estão localizados no salão nobre da Presidência (3º andar do edifício anexo) e no 1º Subsolo do edifício sede.

José Maria Ribeiro

O retrato do conselheiro Sebastião Helvecio é o nono do artista plástico José Maria Ribeiro na galeria de ex-presidentes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Anteriormente, o artista já havia retratado os ex-presidentes Sylo Costa (2001/2002), José Ferraz (2003/2004), Simão Pedro (2005/2006), Eduardo Carone (2007/2008), Elmo Braz (2009/2010), Antônio Carlos Andrada (2011/2012) e Adriene Andrade (2012/2013). 

O conselheiro Sebastião Helvecio integra a galeria de ex-presidentes do TCEMG (Foto: Su Bernardes)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação