Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Imprensa do Vale do Aço reitera importância do Encontro Técnico do TCE
14/05/2018

A terceira cidade a receber o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios foi Caratinga, localizada na região do Vale do Aço, nos dias 10 e 11 de maio. O evento já se firmou como o maior encontro de capacitação para os jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O tema de 2018 é “Educação, transparência e sustentabilidade da receita pública” e teve como assuntos discutidos O controle da oferta da educação infantil; Possíveis soluções para problemas na gestão na educação; Receitas e Despesas na Educação; Compras Públicas Sustentáveis na Educação; entre outros. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o TCE fala ainda sobre Educação Empreendedora, e com a Secretaria de Estado de Educação, uma palestra sobre Gestão dos Recursos da Educação.

A TV Super, em matéria de Fábio Teodoro e Joel André, destacou a palestra de abertura ministrada pela assessora da presidência, Naila Mourthé, que contou para a rede qual o objetivo principal do aplicativo Na Ponta do Lápis. “A partir do momento que o cidadão baixa o aplicativo, ele pode responder a questionários sobre a infraestrutura da escola pública da sua cidade, do nosso estado e, a partir dessas informações, ele também pode enviar relatos de situações indevidas.” Naila ainda exemplificou que, se uma “torneira do banheiro da escola está quebrada; a sala de aula não tem cadeiras suficientes para os alunos; o refeitório da escola apresenta uma situação de inadequação, todas essas informações são compiladas no Tribunal de Contas do Estado e são disponibilizadas de forma consolidada para os gestores da área da Educação”, finalizou.

O Diário de Caratinga publicou no dia 10 de maio uma matéria que valorizou o número de pessoas que os Encontros Técnicos têm capacitado pelas cidades do interior de Minas Gerais. O coordenador de Capacitação da Escola de Contas do TCE, Henrique Lima Quites, ressaltou que os eventos já são consolidados, promovendo capacitações técnicas nos municípios. “Acreditamos que se promove o retorno melhor da prestação dos serviços públicos para a sociedade. Como o Tribunal não tem sedes regionais, valorizamos muito esses momentos de aproximação com os judicionados, não com o papel de fiscalização, mas um papel pedagógico em que promovemos palestras com os nossos técnicos e parceiros, com isso possibilita a capacitação de temas importantes na gestão pública e com um impacto local importante. Esse ano estamos indo para sete cidades, começamos em Belo Horizonte, já fizemos em Pouso Alegre, estamos em Caratinga, vamos para Teófilo Otoni, depois Pirapora, Patos de Minas e Ubá”, contou Quites ao jornal.

A matéria acrescentou que, “em 2017, cerca de 3.500 pessoas foram capacitadas nas setes cidades mineiras que sediaram os encontros”. O coordenador contou à reportagem que em Caratinga também há a expectativa de bons resultados. “Já estamos com uma média bem interessante esse ano, de mais de 400 pessoas por evento. Vamos repetir essa média aqui, envolvendo vários municípios no entorno. Escolhemos uma cidade sede, que geralmente não recebeu o evento, como Caratinga. Estamos muito felizes por isso, por estarmos pela primeira vez aqui e conseguindo reunir vários municípios da região”, finalizou.

Antes de o Encontro acontecer, o Diário de Caratinga, no dia 8, divulgou o evento, contando quais assuntos seriam tratados e que, em 2015, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade teve nota 6,3. “O índice é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática e no fluxo escolar”, explicou a matéria.

A Rádio Cidade de Caratinga lembrou, no dia 10 de maio, que pela primeira vez o Tribunal de Contas esteve na cidade com o Encontro Técnico e ressaltou a fala da diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, Landislene Gomes Ferreira. Ela falou sobre a importância da capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais. “Para nós isso é de extrema importância, estamos recebendo aqui hoje mais de quatro superintendências regionais de Ensino, diversos secretários municipais de Educação, além de prefeitos, vereadores, pessoas que precisam se envolver com a Educação. Queremos registrar também a presença de todos os diretores da rede estadual de ensino da região de Caratinga, por isso a importância de um evento que vem para nossa cidade trazendo essa qualidade e melhor distribuição do dinheiro público na Educação. Essa gestão de qualidade se faz exatamente com esse público, sendo capacitados temos mais condições de fazer uma gestão de qualidade lá na ponta”.

O TCEMG ainda vai visitar as seguintes cidades: Teófilo Otoni (24 e 25 de maio), na região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri; Pirapora (7 e 8 de junho), no Norte de Minas; Patos de Minas (8 e 9 de novembro), na região do Alto Paranaíba/Triângulo; e, fechando o ciclo de 2018, a cidade de Ubá, na Zona da Mata (22 e 23 de novembro).

--
Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação