Você está aqui: Serviços --> Notícias do TCE
Projeto desenvolvido pelo TCEMG em parceria com a UNA e a ESAF recebe menção honrosa em prêmio
Criado em:18/02/2016 / Última Atualização:24/02/2016

A professora Alessandra na cerimônia de entrega do prêmioO Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a Faculdade UNA de Contagem e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) receberam menção honrosa no prêmio Professor Padre Magela pela realização do projeto Educação e Cidadania Fiscal. O principal objetivo do projeto foi orientar os cerca de 500 alunos de Direito, do 1º ao 8º período, da UNA, sobre a importância da arrecadação fiscal além de passar noções básicas sobre o destino e aplicação desses recursos.

O prêmio Professor Padre Geraldo Magela é um reconhecimento aos profissionais que buscam novas práticas de ensino e aprendizagem buscando desenvolver metodologias tão inovadoras que são capazes de se tornar referência para outros profissionais. A coordenadora do Curso de Direito da UNA Contagem, professora Alessandra Mara de Freitas, contou que a intenção do projeto é formar um “cidadão consciente do destino dos pagamentos dos tributos, das formas de controle bem como de exercer a democracia participando das audiências públicas de propostas orçamentárias.”.

A coordenadora também destacou a importância da parceria com TCEMG para a realização do projeto. Segundo ela, “o Tribunal de Contas foi um dos principais organizadores do evento. Além de ceder servidores para ajudar na logística, conduziu as atividades e realizou o debate Ponto de Expressão dentro da faculdade.”.

Padre Geraldo Magela

Padre Geraldo Magela, que dá nome ao prêmio, foi professor de História, no Colégio Municipal de Contagem (MG) e secretário municipal de educação na cidade. Era graduado em Filosofia, História, Jornalismo e mestre em Teologia. Foi reitor da Unimonte, UNA, Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC-MG) e recebeu prêmios como a “Grande Medalha da Inconfidência” e “Medalha de Ouro Santos Dumont”.