Você está aqui: Serviços --> Notícias do TCE
Alunos da FGV de São Paulo visitam o Tribunal para conhecer o projeto Na Ponta do Lápis e ações voltadas para a Educação
Criado em:25/10/2017 / Última Atualização:30/10/2017

A assessora da Presidência, Naila Mourthé, e do coordenador de auditoria operacional, Ryan Pereira (Foto: Karina Camargos Coutinho) Oito alunos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) estiveram no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) na manhã de hoje (25/10/2017) para conhecer as ações da instituição voltadas para a Educação e o projeto Na Ponta do Lápis. Eles assistiram a uma apresentação da assessora da Presidência e coordenadora do projeto Na Ponta do Lápis, Naila Mourthé, e do coordenador de auditoria operacional, Ryan Pereira. Naila mostrou como funciona o projeto, suas fases e objetivos, com exibição de vídeo e reportagem veiculada na imprensa mineira. O coordenador de auditoria operacional, Ryan Pereira, esclareceu sobre a diferença entre auditoria operacional e de conformidade e sobre o trabalho do Tribunal focado em Educação.

O coordenador de auditoria operacional, Ryan Pereira (Foto: Karina Camargos Coutinho)Os alunos do curso de Administração Pública foram trazidos pelo professor Thomaz Anderson Barbosa da Silva, que explicou que a visita ao TCEMG “é essencial para que os alunos da Administração Pública percebam o quanto a ação dos órgãos de Controle Externo são essenciais para a melhoria das políticas públicas”. Thomaz considerou que “o projeto Na Ponta do Lápis e as auditorias operacionais na educação infantil são experiências no cenário nacional”.

O professor explicou que esta vinda a Belo Horizonte faz parte de um programa de imersão local da FGV/SP que está visitando as cidades de Caruaru (PE), Teresina (PI), Londrina (PR), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG). De acordo com ele, a administração da capital mineira os recebeu abertamente e, por isso, eles estão também visitando escolas públicas e acompanhando reuniões do Conselho Municipal de Educação. A visita deles foi articulada junto à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Educação.

A assessora da Presidência e coordenadora do projeto Na Ponta do Lápis, Naila Mourthé (Foto: Karina Camargos Coutinho)
Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação