Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Ivan Bonilha (TCE-PR) é empossado como novo presidente do Instituto Rui Barbosa no biênio 2018/2019
08/03/2018

Foto: portal do IRBFoi empossado, no dia 6/3/2018, o novo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Ivan Bonilha. Ivan é natural de Maringá – PR, tem 50 anos e foi presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no último biênio. Ele é bacharel em Direto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com o portal do Instituto Rui Barbosa, em seu discurso de posse, Bonilha disse que dará prioridade à padronização dos processos de trabalho nos tribunais de contas, fortalecendo essas instituições fundamentais para a preservação da democracia e do Estado Democrático de Direito.

A solenidade de posse da nova diretoria do IRB foi realizada em Brasília, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foto: portal do IRBAssembleia geral do IRB aprova prestação de contas do ex-presidente Sebastião Helvecio

No mesmo dia (6/3/2018), a assembleia geral do IRB – composta pelos presidentes de tribunais de contas e seus representantes – reuniu-se para apreciar a prestação de contas do exercício de 2017. O ex-presidente do instituto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvecio, apresentou as receitas e as despesas referentes a 2017. Em seguida, ele demonstrou o relatório das atividades desenvolvidas no último ano. Sebastião destacou as jornadas científicas, os encontros nacionais do IRB e o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.

O conselheiro do TCE-MG, Sebastião Helvecio, assumiu o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais nesta nova gestão.

Assinatura de acordo para conjugar esforços

Foto: portal do IRBTambém foi assinado um acordo que tem como objeto a conjugação de esforços para fomentar a transparência da gestão fiscal, apoiar o exercício do Controle Social e racionalizar os custos de Controle e regulação. O termo também tem como objetivo reduzir as divergências e a duplicidade de dados e informações, além de promover a transferência de conhecimento e harmonizar conceitos e procedimentos entre os entes governamentais.

Assinaram o documento a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Janes; o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB); e o presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG), em seu último ato à frente da entidade.


Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fontes: Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)