Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Presidente do TCEMG é homenageado na Procuradoria-Geral de Justiça com medalha de honra
12/09/2017

Presidente do TCEMG recebe a medalha do corregedor-geral, Paulo Cançado (foto: Su Bernardes)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Couto Terrão, recebeu, na noite de ontem, 11 de setembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a "Medalha de Honra do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos". A cerimônia condecorou 18 personalidades e 4 entidades que tiveram seus méritos reconhecidos por terem contribuído para a justiça social no país.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, fez o discurso de abertura, ressaltando a necessidade do combate à violência e à intolerância racial, religiosa e de gênero. “ Tolerância e igualdade, não é por acaso que as discussões e reflexões da semana do Ministério Público deste ano se orientam por este tema”. Destacou que a “diferença agrega noções multidimensionais à perspectiva da igualdade e apresenta a questão das identidades que precisam ser preservadas em vez de aniquiladas pela igualdade absoluta”. Em nome dos agraciados, discursou a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), promotora de Justiça Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti. “Nós, os homenageados, sairemos daqui levando um pedacinho do Ministério Público, pois recebemos a comenda de maior distinção no parquet mineiro”, disse a promotora de Justiça.

O governador Fernando Damata Pimentel, depois de receber uma placa de homenagem do procurador-geral do Estado, Antônio Sérgio Tonet, discursou brevemente. “Falo como cidadão deste Estado, tenho orgulho de ter um Ministério Público desta qualidade, com esta postura que combina independência, autonomia e seu papel institucional de fiscalizador do Poder Executivo, como também combina com uma postura pedagógica, construtora de consciências e harmonias, que é o que nós precisamos neste momento, neste país”.

Mesa de honra da cerimônia ( Foto: Su Bernardes)

A mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades: procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o governador, Fernando da Mata Pimentel;  presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes;  1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Augusto Ramalho dos Santos;  prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil;  corregedor-geral do Ministério Público, Paulo Roberto Moreira Cançado;  subprocurador do Ministério Público do Rio de Janeiro Marfan Martins Vieira, representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais;  presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edgar Penna Amorim;  presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Couto Terrão;  defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard;  presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais, Antônio Fabrício Gonçalves;  presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti;  ouvidor do MPMG, Alceu José Torres Marques; e 1º vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéias Xavier Gomes.

A banda Bios – Bombeiro Instrumental Orquestra Show, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, se apresentou durante toda a solenidade, executando o hino nacional brasileiro na abertura e a música instrumental, ao fundo, durante o evento.