Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Presidente do TCEMG integra nova diretoria da Atricon
06/02/2018
Conselheiro Cláudio TerrãoA nova gestão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) tomou posse,dia 6 de fevereiro, em Brasília. O conselheiro do TCE-PB Fábio Nogueira assumiu a presidência da entidade no lugar do conselheiro do TCE-PE Valdecir Pascoal. O presidente do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, foi empossado na Diretoria de Desenvolvimento do Controle Externo; no lugar da Diretoria Administrativa, que ocupou no último biênio. 

Em seu primeiro pronunciamento à frente da associação, o conselheiro Fábio Nogueira destacou a expectativa que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 22/2017, apresentada pelo Senador Cássio Cunha Lima, vem gerando no seio do Sistema Tribunais de Contas. Ele salientou que a PEC prossegue na linha do aprimoramento, com a previsão de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e o estabelecimento de novos e mais rígidos critérios para a composição dos colegiados, além de uma Lei Nacional Processual de Contas.

O novo presidente da Atricon entende que, para continuar avançando no processo de aprimoramento do Sistema de Controle Externo Nacional, o parâmetro é o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), em que o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas figura como instrumento essencial de transformação. Nogueira também destacou a “imperiosa” parceria e harmonia entre as instituições, e o papel pedagógico que os tribunais de contas assumem para assegurar a legalidade e a qualidade dos serviços públicos.

(Com informações da Atricon)
Solenidade de posse da nova diretoria da Atricon