Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Presidente do TCEMG recebe certificado de 'Amigo das Cidades Inteligentes'
05/12/2017

A assessora da Presidência representou o presidente Cláudio Terrão (Foto: Thiago Rios)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, foi certificado como “Amigo das Cidades Inteligentes” nesta terça-feira, 05/12/2017, durante o I Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. Na ocasião, a assessora da Presidência, Naila Garcia Mourthé, representou o presidente do TCEMG e recebeu o certificado que é entregue a entidades, empresas e personalidades que contribuíram para a criação de cidades que utilizam a tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

O Prêmio “Cidades Inteligentes” é uma realização da Dalmass Pós-Gradução, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, por meio das 44 Associações Microrregionais Mineiras. A premiação, fundamentada em nove categorias – Mobilidade Urbana, Tecnologia na Segurança Pública, Gestão Eficiente, Inclusão Digital, Tecnologia na Saúde, Sustentabilidade, Educação, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, foi definida pela Comissão Organizadora do “Cidades Inteligentes”, que é composta por docentes, especialistas, doutores e PHDs, representantes de Instituições de Ensino Superior, Entidades e Associações Microrregionais de Municípios de todo o Estado.

Palestra

A assessora da Presidência, Naila Mourthé, foi a responsável por fazer a palestra de abertura do congresso. Naila apresentou o Programa Na Ponta do Lápis que foi lançado pelo TCEMG em março de 2017. A assessora explicou que o Tribunal de Contas está qualificando os públicos envolvidos com a educação. Para isso, tem realizado diversas ações com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes).

Naila também destacou que, além das auditorias operacionais e de conformidade já existentes no TCEMG como, por exemplo, uma que pretende avaliar o motivo da queda sucessiva, em alguns municípios, dos índices de aprendizagem verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também serão realizadas outras “ações de fiscalização”

Outro ponto destacado pela coordenadora foi o aplicativo Na Ponta do Lápis, que é uma das vertentes do programa e foi lançado oficialmente no dia 26 de setembro. Naila explicou que o objetivo do TCEMG é colocar à disposição da sociedade um instrumento para auxiliar no controle da qualidade da educação que é oferecida nas escolas públicas.

Já disponível para ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android, o aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral possam responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, material didático, refeitório e diversos outros assuntos. O software estará disponível para IOS, da Apple, até o final deste ano.

Naila foi responsável pela palestra de abertura do congresso (Foto: Thiago Rios)

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação