Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Programa na Ponta do Lápis é apresentado no Projeto Sala de Espera da DPMG
04/12/2017

O aplicativo na Ponta do Lápis foi apresentado enquanto as pessoas aguardavam atendimento (Foto: Thiago Rios)

Na manhã de 04/12/2017, a assessora da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Naila Garcia Mourthé, apresentou, no Projeto Sala de Espera da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o aplicativo Na Ponta do Lápis. O projeto da DPMG atende àqueles que buscam atendimento jurídico e, enquanto aguardam serem chamados, participam de palestras sobre os mais variados assuntos.

Naila Mouthé, que também é coordenadora do Programa na Ponta do Lápis explicou, de forma clara e objetiva, que o aplicativo pode ajudar os cidadãos na resolução de problemas que são encontrados nas escolas públicas. A coordenadora convidou todos os presentes a se cadastrarem no aplicativo e ressaltou que o programa deve “encurtar as distâncias entre aquele que usufrui dos serviços da educação e os gestores, para que se consiga melhorar o quadro da educação”.

A ferramenta foi lançada oficialmente pelo TCEMG em setembro, e tem o objetivo de funcionar como um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos. Com o aplicativo será possível realizar um diagnóstico das instituições, através das respostas, comentários e até anexação de fotos. Assim que cadastrados, os dados serão repassados, em tempo real, para os computadores do TCE, tabulados, classificados e transformados em informações gerenciais.

Ao final da apresentação, Naila conversou com as pessoas, tirou dúvidas e destacou a importância da participação da sociedade no controle da qualidade do ensino e do acompanhamento dos gastos públicos no setor. 

Ao final da apresentação Naila conversou com as pessoas (Foto: Thiago Rios)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação