Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Projeto Conhecer recebe alunos de Direito e da área de Informática
18/05/2017

Alunos do curso de Análise de Dados (Foto: Karina Coutinho)O Projeto Conhecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais recebeu, no dia 17/5/2017, a turma do 5º período do curso de Direito do Centro Universitário Una, campus Betim (Região Metropolitana). No dia 18/5/2017, foi a vez da turma de pós-graduação do curso de Análise de Dados da Puc.

O Projeto é um programa de visitação ao Tribunal de Contas aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais. Iniciou-se em 2003 e já trouxe centenas de alunos para o Tribunal. Através dele, alunos do ensino médio e superior conhecem as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.

O estudante de Direito Kewen Rodrigues (Foto: Suely Bernardes)Os estudantes assistiram a uma palestra proferida pela diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Silvia Ribeiro de Araújo. Ela falou sobre os modelos de controle no Brasil, o surgimento dos tribunais de contas no Brasil e no mundo e sobre a atuação e competência do TCE.

Na quarta-feira, dia 17/5/2017, os acadêmicos do Direito acompanharam a 12ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno e puderam presenciar como acontece uma sessão de julgamento de processos da Casa. Para o estudante Kewen Rodrigues, de 21 anos, a experiência de comparecer presencialmente à sessão foi muito interessante. "É diferente do que a gente vê na televisão", disse.

A professora da turma, Clarice Paiva, afirmou que esta é a segunda vez que ela traz uma turma pelo Projeto Conhecer e que ficou sabendo do programa de visitação do TCEMG por meio de uma servidora da Casa, Silvana Souza. Os alunos também visitaram a exposição Casa de Contos e a biblioteca do TCEMG.

A professora de Direito, Clarice Paica (Foto:Suely Bernardes)

Alunos da área de Informática também visitaram o TCEMG

Cerca de 30 alunos do curso de pós-graduação em Análise de Dados, da Puc Minas, também visitaram o TCEMG por meio do Projeto Conhecer, no dia 18/5/2017. A turma se dividiu em estudantes de Ciência de Dados e Big Data e de Business Inteligence.

Eles também assistiram à explicação da diretora da Escola de Contas, Silvia Araújo e visitaram a Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação -  local que abriga o núcleo de inteligência da instituição. Eles foram trazidos ao TCE pelo professor Leonardo Vilela, que é também funcionário da área de informática da Casa.

O estudante do curso de Business Inteligence, Norberto Diniz ( Foto: Karina Coutinho)Para o estudante do curso de Business Inteligence, Norberto Diniz, de 34 anos, a visita proporcionou uma visão melhor de como funciona o TCE e sua principal missão. Ele explicou que o curso tem relação direta com a gestão e, por isso, entender como funciona a administração pública enriquece sua formação.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação