Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Projeto Conhecer recebe futuros administradores públicos
13/11/2017

Pela primeira vez participando do Projeto Conhecer do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), a professora Thaís Mara Alexandrino, da Fundação João Pinheiro, acompanhou os alunos do 2º período do curso de Administração Pública, na visita realizada no dia 10 de novembro à Corte de Contas mineira.

A professora Thaís MaraThaís Mara, docente da cadeira de Direito Constitucional, afirmou que “é de extrema importância que os alunos conheçam o papel do fiscalizador e qual é o papel do Tribunal de Contas para a administração pública”. Os estudantes foram recebidos pela servidora Adalgisa Maria Machado Marques, que palestrou sobre a estrutura, competência e jurisdição do TCE mineiro.

A frase “Os tribunais de contas são casas de esperança”, do Ministro Carlos Veloso, citada por Adalgisa chamou a atenção do aluno Augusto Silvestre Patrus Ananias. “Muitas vezes a gente ouve falar sobre corrupção, uso do dinheiro público de forma imoral e o Tribunal de Contas é essa casa permanente de fiscalização. É um lugar que a gente pode se assegurar, enquanto cidadãos e isso me toca!”, sensibilizou-se.

Augusto Silvestre Patrus AnaniasA parada seguinte foi na Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação do TCEMG, onde a diretora Milena de Brito Alves contou como é feita a fiscalização e como a tecnologia tem auxiliado o TCE no controle externo.

Antes de visitarem o Memorial Eduardo Carone Costa e Plenário Milton Campos, os jovens aprenderam sobre o Projeto Conhecer com o servidor Paulo Vicente Guimarães Silva. A visita foi concluída na Biblioteca Conselheiro Aloysio Alves da Costa, que é especializada na área jurídica e contábil, mas abrange um número significativo de publicações em outras áreas do conhecimento.

Para a aluna Letícia Dufloth Bianchini, a visita mostrou as variáveis da fiscalização. Stéphanie Silva Santos lembrou que, depois de formados, eles vão ser os fiscalizados. “É importante a gente saber como esse processo de fiscalização funciona”, concluiu.As colegas Letícia e Stéphanie

O Projeto Conhecer funciona no Tribunal de Contas desde 2003 e é aberto a estudantes do ensino médio e superior do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.

Às instituições de ensino que desejam participar do Projeto Conhecer, basta entrar no site e entrar em contato com a Central de Relacionamento CRTCE.