Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Representantes do TCE tomam posse em Fórum de Educação de BH
20/04/2017

Os servidores do TCEMG Cristiano Alkmim, Roberta Soares e Naila MourthéAs assessoras da Presidência, Naila Garcia Mourthé, e da Superintendência de Controle Externo, Roberta Moraes Raso Leite Soares, ambas do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), tomaram posse, nesta quarta-feira (19/4), como membros do Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte, em solenidade realizada na Prefeitura da capital, ao lado de outros 58 participantes.  O chefe de gabinete da Presidência, Cristiano Francisco Alkmim França, acompanhou a sessão que marcou o início dos trabalhos do Fórum. Os membros do Fórum Municipal Permanente de Educação foram designados pela Portaria da Secretaria Municipal de Educação número 82, de 6 de abril de 2017.

De acordo com a assessora Naila Mourthé, representante titular do TCEMG, o novo Fórum “tem relevância ímpar” e é uma conquista árdua dos educadores e de pessoas ligadas à educação. “Fazer-se presente no Fórum é de fundamental importância porque o Tribunal de Contas assume uma postura ainda mais proativa no sentido de acompanhar a aplicação dos recursos públicos destinados à educação. Ganhamos uma parceria ainda maior, uma possibilidade de construção conjunta de frutos das políticas públicas desenhadas para a educação no município de Belo Horizonte”, afirmou.

Vereadora Cida Falabela, prefeito Alexandre Kalil e secretárias Ângela Dalben e Edna MartinsO Fórum Municipal Permanente de Belo Horizonte foi instituído no Plano Municipal de Educação (o PME, aprovado pela Lei 10.917/2016). Tem como objetivos elaborar e divulgar avaliações periódicas sobre o alcance das metas e estratégias previstas no PME e propor políticas públicas para assegurar a implementação dessas estratégias e o cumprimento das metas. O Fórum recebe suporte técnico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação, a fim de assegurar o seu pleno funcionamento. Segundo seus organizadores, a instância será um espaço de interlocução permanente, composto por órgãos e entidades representativas da sociedade civil e do poder público.

A cerimônia de inauguração do Fórum foi aberta pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Discursaram a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben; a secretária adjunta de Educação, Edna Martins Borges; e a vereadora Cida Falabela.

Membros empossados em 19 de abril