Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
TCEMG condecora 17 personalidades com Colar do Mérito da Corte de Contas
21/09/2017

 Mesa de Honra da cerimônia de entrega da comenda

 

No Auditório Vivaldi Moreira, ao som do dueto de cordas da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, foi realizada nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, a cerimônia de entrega do Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim a 17 personalidades que se destacaram por prestar relevantes serviços ao Sistema Tribunais de Contas e ao país. A solenidade recebeu representantes de vários segmentos da sociedade, além dos conselheiros dos tribunais de contas dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

 

A conselheira do TCEMS Marisa Monteiro Serrano

A Conselheira do TCEMS, Marisa Monteiro Serrano, fez um discurso em nome dos agraciados da Medalha da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim. Ela agradeceu ao TCE mineiro pela deferência e elogiou o serviço que vem sendo prestado pelo TCE ao povo deste Estado. “Ao prestar homenagens a pessoas que vão além das suas atividades nos mais diferentes segmentos, público e privado, e ainda de vários estados da federação, o TCE está incentivando as boas práticas, aproximando e fortalecendo o papel das instituições de todo o Brasil”. Ela também falou sobre o momento político que o Brasil vive e ressaltou que o clima é de intolerância e desconfiança, não só contra homens públicos, mas contra instituições, por isso, disse ela: “o fortalecimento das instituições republicanas do nosso país é urgente”.

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, fez o discurso de encerramento da cerimônia. Ele falou da satisfação em homenagear pessoas que atraíram para si, por vontade própria, imensa responsabilidade social. “Esse grupo seleto de pessoas tem canalizado muita energia para pôr em ação o exercício de suas liberdades na realização do bem comum. Muitas vezes, abdicando de parcela significativa de seu próprio bem-estar, da convivência mais intensa com seus amigos e familiares em prol do que temos chamado de justiça social”. Ele também fez referência à crise no país em sua fala. “Mais do que uma crise política, econômica, ética, estamos vivendo uma crise civilizatória, nossa cultura está contaminada pelo egoísmo patológico. Servir ao público, servir ao outro e ser remunerado por toda a coletividade deveria ser fonte de motivação para uma das mais emblemáticas profissões: servidor público, sejam eles professores, policiais, médicos. O orgulho de ser servidor, infelizmente, tem se transformado muitas vezes em acanhamento e até mesmo vergonha”. Ele ressaltou que a sonhada mudança está na educação e por isso deu destaque, dentre os homenageados à Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, uma das agraciadas com o Colar do Mérito.

 

Presidente Cláudio Terrão

 

Foram condecorados com Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim:

 

  • Antônio Sérgio Tonet - Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais
  • Henrique Martins Nolasco Sobrinho – Comandante da 4ª Região Militar
  • Ana Paula Araújo Ribeiro Diniz – Procuradora do Estado de Minas Gerais
  • Cristiano Xavier da Costa – Prefeito Municipal de Caparaó
  • Fernanda Belo Silva – Prof. da Escola Estadual Eng. Márcio Aguiar da Cunha
  • Eugênio Tiago Chagas Cordeiro – Diretor da Axxion
  • Juiz Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha – Presidente do Tribunal de Justiça Militar
  • Gustavo Pitangui de Salvo – Presidente da Associação Mineira dos Criadores de Zebu
  • Gustavo Santana – Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • João Carlos Cabral de Almeida – Prefeito Municipal de Espera Feliz
  • Desembargador Júlio Bernardo do Carmo – Presidente do TRT 3ª Região
  • Marisa Joaquina Monteiro Serrano – Conselheira do TCE do Mato Grosso do Sul
  • Maurício de Albuquerque Wanderley – Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa
  • Natália Raquel Araújo – Subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Doutor Roberto Porto Fonseca
  • Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque – Presidente do TCE de Alagoas
  • Wagner Geraldo Ramalho Lima – Subdefensor Público-Geral, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

 

A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: presidente do TCEMG, Cláudio Terrão; secretário de Planejamento do Estado de Minas Gerais, Helvecio Magalhães; Deputado Estadual Dalmo Roberto Silva; 1º vice-presidente do TJMG Geraldo Augusto de Almeida; procurador-geral do Ministério Público, Antônio Sérgio Tonet; vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Orlei Pereira da Silva; defensora pública, Christiane Neves Malard; subprocuradora-geral do MPC, Elke Andrade Soares de Moura; general de divisão do Exército, comandante da 4ª região militar, Henrique Martins Nolasco Sobrinho; brigadeiro do ar, comandante do centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Ivan Moyses Ayupe e o conselheiro do TCE de Rondônia, Paulo Curi Neto.

 

Também estiveram presentes à solenidade os conselheiros do TCEMG Mauri Torres, José Alves Viana, Gilberto Diniz e Wanderley Ávila; e as procuradoras do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte e Cristina Andrade Melo.