Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
TCEMG lança novo portal da transparência no próximo dia 5
01/12/2017

Pedro Henrique Magalhães Azevedo, assessor da Presidência e responsável pelo projetoUm portal totalmente intuitivo para facilitar a busca de quem quer informações sobre as ações do Tribunal de Contas, inclusive como a instituição usa o dinheiro público. Este foi o desafio que uma equipe multidisciplinar da Casa enfrentou para lançar, no próximo dia 5 de dezembro, o novo portal da transparência do TCEMG. Separados por ícones de fácil visualização estarão os contratos assinados, a remuneração dos servidores, as diárias, a frota de veículos, o quadro de servidores entre outras informações de interesse coletivo.

A cerimônia de lançamento será feita em 2 turnos, às 10 h e 16 h, no Auditório Vivaldi Moreira ( Av. Raja Gabaglia nº 1315 – Belo Horizonte) para que todos os servidores do Tribunal de Contas possam conhecer a nova ferramenta de pesquisa. Pedro Henrique Magalhães Azevedo, assessor da Presidência e responsável pelo projeto do novo portal, irá apresentá-lo aos colegas do TCEMG.

Segundo Pedro, foi uma transformação do zero. “Hoje com dois cliques é possível chegar à informação que eu preciso. Achamos por bem concentrar num só portal os nossos dados administrativos e os nossos dados de controle. Assim a sociedade verá as atividades de manutenção do Tribunal de Contas e também o trabalho que realizamos e quem são aqueles que multamos”.

Pedro ressaltou que este modelo foi inspirado em modelos de sucesso de outros tribunais, dentro e fora do Brasile que, embora o portal ainda possa ser melhorado, esta já foi uma grande transformação em relação ao portal que existia. “A gente espera que no ano que vem as informações enviadas através do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) possam ser disponibilizadas para a sociedade através do nosso portal”, acrescentou o assessor.

Bárbara Couto Cançado Santos, gerente do projeto

Para Bárbara Couto Cançado Santos, gerente do projeto, a transparência é a melhor forma de a administração pública prestar contas para a sociedade. Bárbara disse ser essencial mostrar ao cidadão quais os trabalhos prestados, quem são as pessoas remuneradas por aquele órgão e quais os contratos assinados por ele. Ela falou que um dos pilares da gestão do presidente Cláudio Terrão é a transparência. Por isso, o empenho em fazer a transformação deste portal, para organizar as informações para o cidadão e ir além das que existiam no portal, até agora.

Além de Pedro Henrique e Bárbara, Breno Mayder, Douglas Adriani, Marcus Saliba e Ricardo Bustamante da Diretoria de Tecnologia da Informação, André Zocrato, coordenador de Publicidade e Marketing, e Ana Paula Ribeiro Coelho do Planejamento do TCEMG formaram a equipe que desenvolveu o novo portal da Transparência.