Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
TCEMG participa da inauguração da Escola Superior da Defensoria Pública de Minas
17/03/2017

Mesa de honra do evento de inauguração da escola superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Foto: Karina Camargos Coutinho)Foi inaugurada hoje (17/3), no auditório da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep). A escola tem como objetivo capacitar, atualizar, aperfeiçoar e dar treinamento aos defensores públicos, servidores e colaboradores da instituição. A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Silvia Ribeiro, representou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no evento. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, também participou da inauguração e disse que a institucionalização do conhecimento na Defensoria Pública é um momento especial para o órgão e para a comunidade. “Conhecimento é algo que não possui limite, evolui, deve ser compartilhado e muito valorizado”, frisou.

Foi iniciado, junto com a inauguração da escola superior, o curso “Temas atuais em direito e processo penal”. Para a abertura da programação dos estudos, foi realizada uma aula magna, pelo ministro Nefi Cordeiro, sobre o tema “Realidade prisional brasileira: desafios da Defensoria”.

O ministro do STJ, Nefi Cordeiro, defendeu que a inauguração da escola superior da Defensoria Pública é um momento especial para a instituição e comunidade devido à institucionalização do conhecimento (Foto: Karina Camargos Coutinho)De acordo com o defensor público-geral em exercício, Wagner Geraldo Lima, a Defensoria Pública é responsável por possibilitar o acesso à Justiça a 85% da população. Segundo ele, somente em Minas Gerais, a Defensoria Pública defende os direitos de mais de 17 milhões de cidadãos. Ele citou dados de 2015, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que apontavam a existência de 658 defensores públicos em Minas Gerais. De acordo com o defensor público-geral, naquele ano, a Defensoria atendeu a mais de 600 mil pessoas e foram produzidas mais de dois milhões de prestações jurídicas.

A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep) foi instituída, em 23 de fevereiro de 2017, por meio da Resolução nº 52/2017, com a função de auxiliar a Defensoria Pública-Geral na implementação e na coordenação das políticas de gestão do conhecimento da Defensoria Pública de Minas Gerais.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação