Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
TCEMG recebe TCE-GO para apresentar Programa na Ponta do Lápis
09/03/2018

A equipe de Goiás conheceu o Programa na Ponta do Lápis (Foto: Thiago Rios)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu durante todo dia de hoje, 09/03/2018, a visita técnica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) que veio conhecer o Programa na Ponta do Lápis. A secretária de Controle Externo do TCE-GO, Adriana Moraes; a gerente de Fiscalização, Ana Paula Araújo; a supervisora da Área de Educação, Ana Ribeiro Danin; a diretora do Instituto Leopoldo de Bulhões (ILB) Jaqueline Nascimento; o gerente de Tecnologia da Informação, Marcelo Augusto Xavier, e a assessora de Comunicação, Heloísa Rodrigues, foram recebidos pela diretora-geral do TCEMG, Gislaine Fois Fernandes, pelo chefe de Gabinete da Presidência, Cristiano Alkmim, e pela assessora da Presidência e coordenadora do programa, Naila Garcia Mourthé.

Coube à assessora da presidência e coordenadora do Programa Na Ponta do Lápis, Naila Garcia Mourthé, detalhar o programa à comitiva de Goiás. A assessora explicou que o TCEMG está qualificando os públicos envolvidos com a educação. Para isso, tem realizado diversas ações com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes).

Um dos pontos destacados durante a apresentação foi o aplicativo na Ponta do Lápis, que é uma das vertentes do programa, lançado oficialmente no dia 26 de setembro de 2017. Na ocasião, o gerente de TI do TCE-GO, Marcelo Augusto Xavier, teve a oportunidade de se reunir com a diretora de TI do TCEMG, Cristiana Siqueira, com o diretor de Gestão Estratégica e Inovação, Alexandre Lima, e com os analistas de TI Jonathan Mafra e Douglas Adriani que apresentaram o aplicativo e suas funções gerencias.

O gerente de TI do TCE-GO conversou com a equipe de TI do TCEMGO aplicativo tem a finalidade de ser um mediador entre a comunidade escolar e os gestores públicos, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas através do aplicativo. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

Os servidores do Tribunal de Contas de Goiás conheceram ainda a Diretoria de Comunicação do TCEMG, a Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, o Memorial Eduardo Carone Costa e o Centro de Fiscalização Integrada Suricato. 

Os visitantes de Goiás foram recebidos no Salão Nobre do TCEMG (Foto: Thiago Rios)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação