Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
TCEMG sedia a IV jornada de Contabilidade Pública
16/10/2017

Pedro Henrique Azevedo, assessor da presidência, na abertura do evento ( foto: Frederico La Rocca)

O Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu na tarde de hoje, 16 de outubro, os participantes da IV jornada de Contabilidade Pública. O evento acontecerá até o próximo dia 20, e tem como objetivo valorizar o conhecimento da contabilidade pública e o papel do contador no cenário de transformações.

Na abertura, compuseram a mesa de honra o assessor da presidência Pedro Henrique Magalhães Azevedo representando o TCEMG; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), Rogério Marques Noé; o auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Rodrigo Pereira Neves; o superintendente executivo da Associação Mineira de Municípios (AMM) representando o presidente da instituição, prefeito Julvan Lacerda; o vice-presidente do CRC-MG, Alexandre Bossi; o diretor da Escola de Contas do TCEMG, Henrique Quites; e a servidora do TCE e conselheira do CRC-MG, Regina Lopes de Assis Bernardo. As boas vindas foram dadas pelo assessor da presidência do TCEMG, Pedro Henrique, que fez um breve discurso e ressaltou que “o controle social só conseguirá ser bem exercido se a transparência dos órgãos públicos estiver em dia”. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), Rogério Marques Noé, também deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da educação continuada para os profissionais de contabilidade. A primeira palestra do evento foi ministrada pelo auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Rodrigo Pereira Neves, com o tema Matriz de saldos contábeis.

Na manhã do dia 17, Rodrigo Pereira Neves irá falar sobre o tema: Regras do Regime Próprio de Previdência Social: Normas e compatibilidade dos haveres e dívidas previdenciárias com os Demonstrativos Contábeis, até as 10 horas da manhã, e depois, Márcia Maria Pimentel Mendes irá tratar do tema:Monitoramento e avaliação dos programas, indicadores, objetivos e metas dos instrumentos de planejamento governamental.

Na tarde do dia 17, Natália Aparecida Ferreira irá tratar do tema: Sistema Informatizado de Contas Municipais (SICOM): Balancetes Contábeis; e Clauber Sanches, sobre: Metas de Arrecadação X Efetiva Arrecadação: Análise da evolução da arrecadação e da gestão de receitas próprias. Renúncia Fiscal. Recuperação da Dívida Ativa.

Na quarta-feira, dia 18, pela manhã, será a vez de Conceição Barros de Resende, Contadora Geral do Estado de Minas Gerais, tratar do tema: Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e Flávia de Araújo e Silva, Coordenadora de Contabilidade do TCEMG, palestrar sobre Contabilidade em regime de competência e a informação de custo governamental.

No começo da tarde de quarta-feira, Mislene Aparecida Silva Rodrigues, servidora da Prefeitura Municipal de Divinópolis, irá tratar do tema Educação: Avaliação dos gastos com enfoque na universalização do Plano Nacional e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB e, logo após, Lucy Fátima de Assis Freitas, servidora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, irá falar da Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Contextualização.

Quinta-feira pela manhã, Geneci Martins de Moura, membro do GT Área Pública do CRCMG, irá palestrar sobre:Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social; e Sebastião Francisco Rodrigues, contador da Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa, irá falar sobre: Aspectos Contábeis dos Consórcios Públicos.

À tarde, Sérgio Dos Santos Reis, professor universitário e contador público, irá tratar do tema: Prestação de contas dos gastos públicos frente à Lei Complementar n⁰ 141 e a responsabilidade do gestor, do profissional contábil e do controlador; e Glória Aparecida Rodrigues dos Santos, membro do GT Área Pública do CRCMG e contadora pública, fará a última palestra do dia sobre: Mensuração e evidenciação dos Bens Imóveis e dos Bens de Infraestrutura.

Na manhã de sexta-feira, dia 20, uma mesa de debates será formada para discutir os Desafios da implantação da Contabilidade Gerencial e a qualidade da informação contábil no Setor Público, com: Julvan Lacerda, presidente da AMM e prefeito de Moema; Vitor Penido de Barros, presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima; e José Reis Nogueira de Barros, presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, sob a mediação de Regina Lopes de Assis Bernardo, analista do TCEMG.
Veja as fotos do evento: