Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Técnicos aprendem sobre valoração ambiental em curso na Escola de Contas
30/10/2017

O servidor do MPE, Nivaldo Caetano, abriu o curso nesta manhã (Foto: Karina Camargos Coutinho)Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) estão participando de um curso sobre valoração ambiental, hoje (30/10) e amanhã (31/10), na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. O curso tem a finalidade de fornecer uma visão geral sobre os principais métodos de valoração econômica do meio ambiente, analisando a aplicabilidade de cada um deles na atuação do TCEMG. Os professores são servidores do Ministério Público Estadual (MPE).

O engenheiro ambiental e servidor do MPE, Nivaldo Caetano da Cunha, foi quem abriu o curso nesta manhã. “Vamos falar de um assunto que dá dor de cabeça para muita gente. É um assunto novo e que é muito polêmico”, afirmou. O engenheiro explicou que a proposta da valoração ambiental é atribuir valor para o ar, água, fauna e flora, recursos naturais que, até então, não tinham preços no mercado", salientou. Nivaldo contou que os promotores de justiça começaram a ter interesse pela valoração dos recursos naturais renováveis, o que fez com que eles se capacitassem na área.

O analista de Controle Externo do TCEMG, Sandro Miguez (Foto: Karina Coutinho)

O coordenador de Auditoria Operacional do TCEMG, Ryan Pereira, afirmou que o conhecimento que os servidores irão adquirir no curso será usado, principalmente, na auditoria que está sendo realizada na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, na área de resíduos sólidos. Ele explicou que a mensuração dos valores econômicos na área ambiental será usado também no trabalho de auditorias envolvendo meio ambiente.

O analista de Controle Externo, Sandro Miguez, participante do curso, considerou que o tema é pouco explorado pela Engenharia Civil, apesar de “as matérias terem pontos de interferências”. Sandro lembrou dos prejuízos causados pela tragédia do rompimento da barragem em Mariana (2015) e quer aprender mais sobre o tema para entender os cálculos disso.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação