Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Vice-presidente representa TCEMG no VII Congresso Mineiro de Vereadores
14/03/2017

Para o vice-presidente do TCEMG o "vereador é o elo mais próximo com a sociedade" (Foto: Thiago Rios)

O vice-presidente do 
Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Mauri Torres, participou hoje, 14/03/2017, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, do V Congresso Mineiro de Vereadores. O congresso, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), tem como objetivo qualificar os novos vereadores quanto à legislação de políticas públicas e também sobre o seu papel e responsabilidades no cotidiano de um município.

“Os vereadores são a essência da política municipalista”. Com essas palavras o vice-presidente do TCEMG, Mauri Torres, destacou o papel do vereador, que para ele “é o elo mais próximo da sociedade e é nele que chega a primeira demanda”. O vice-presidente destacou o papel pedagógico do Tribunal de Contas, que “está de portas abertas para orientar e contribuir para que o controle externo seja feito com eficiência”.

O presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, reconheceu a importância do papel pedagógico do TCEMG e lembrou aos participantes que “o Tribunal de Contas como instituição de controle tem sido sempre muito aberta às demandas dos municípios de maneira geral, democratizando o acesso e facilitando a interlocução”.

Na programação do congresso, que ocorre até amanhã, 15/03, serão ministradas palestras e debates sobre a atuação do vereador, sobre a situação financeira dos municípios, sobre obrigações legislativas, Lei Orgânica, Regimento Interno e processo legislativo, entre outros assuntos. Acesse a programação completa.

Além do vice-presidente do TCEMG e do presidente da AMM também estiveram presentes na abertura do evento o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o vice-presidente da Câmara Municipal Belo Horizonte (CMBH), Orlei Pereira, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, o presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Vladimir Azevedo, e o consultor da Confederação Nacional de Municípios, Ângelo Roncali. 

Mesa de honra de abertura da solenidade do congresso (Foto: Thiago Rios)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação