SICOM - Um novo tempo para o Tribunal

O TCEMG iniciou o projeto de desenvolvimento e implantação de um novo sistema informatizado para remessa de dados municipais, denominado SICOM - Sistema Informatizado de Contas dos Municípios . A iniciativa faz parte da estratégia estabelecida no Planejamento 2010/2014 do Tribunal, voltada ao aprimoramento do controle externo exercido pela Corte de Contas.

Várias ferramentas de análise e consulta sobre a receita arrecadada e os gastos públicos realizados pelos jurisdicionados serão disponibilizados pelo Sistema. A expectativa é de que o uso dessa tecnologia facilite as ações, tanto do Tribunal, no controle das contas municipais, quanto do jurisdicionado, que poderá visualizar todas as informações remetidas ao TCEMG ou requerer a emissão de certidões eletrônicas sobre os limites da LRF e sobre operações de crédito, a partir do próprio sistema.

Foram selecionadas 128 instituições para a fase de teste. Todos os demais jurisdicionados serão treinados posteriormente, após a fase de implantação. Confira aqui a lista dos órgãos selecionados.

Os gestores deverão designar dois técnicos de áreas distintas, sendo 01 técnico de contabilidade e 01 técnico de TI, para apresentação do Projeto Sicom que ocorrerá no dia 09/11 de 10h às 17h30 no Auditório Vivaldi Moreira do TCEMG. As inscrições são gratuitas e encerram às 12h do dia 08/11.

Av. Raja Gabáglia 1.315 - Luxemburgo - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: 30380-435