Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Inscrições abertas para o primeiro Simpósio Nacional de Educação
05/03/2018

Abertas as inscrições para o “I Simpósio Nacional de Educação: Escrevendo o Futuro Na Ponta do Lápis” a ser realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) em sua sede. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril de 2018 e trará renomados palestrantes, clique aqui e confira. “Escrever o Futuro Na Ponta do Lápis” é revelar e trocar experiências exitosas de gestão e ações desenvolvidas no âmbito dos tribunais de contas brasileiros, analisando e discutindo questões relacionadas ao controle externo dos recursos públicos destinados à Educação. O convite é para todos, mas tem foco, principalmente, nos pesquisadores, professores, técnicos educacionais, diretores, alunos de graduação e pós-graduação em Educação, controladores internos, representantes dos conselhos de Educação, dos conselhos tutelares, da Defensoria Pública, do Ministério Público e dos tribunais de contas brasileiros.

O simpósio atende às recomendações elaboradas pelo Grupo de Trabalho composto por representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) que estabeleceram a atuação em rede compartilhada de saberes e experiências. A proposta do tema “Escrevendo o Futuro Na Ponta do Lápis” é lançar um olhar para as ações empreendidas a partir da Resolução nº 03/2015 da Atricon que estabeleceu 19 diretrizes para atuação indutora e propositiva dos tribunais de contas na concretização dos instrumentos gerenciais da Lei nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão; o senador, Antonio Anastasia; a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP), Élida Graziane Pinto; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCEBA), Carolina Costa; o professor emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Cury; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Ronaldo Chadid; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Barbosa; o cientista político, Daniel Cara; e o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Estado Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola são alguns dos participantes.

O evento tem como parceiros: a Associação Mineira de Municípios (AMM); a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); o Instituto Rui Barbosa (IRB); e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação