Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Na Ponta do Lápis é apresentado em audiência da comissão de Educação na Assembleia
16/05/2018

Foto: Karina Camargos CoutinhoO programa Na Ponta do Lápis foi apresentado no dia 15/5/2018 na 6ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública, que ocorreu no Plenarinho IV, tinha como finalidade debater e apresentar o programa e o aplicativo móvel Na Ponta do Lápis. O programa elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) define as ações e estratégias para priorizar a fiscalização dos recursos na área da educação pelo TCE. O app é uma destas ações e permite que cidadãos denunciem problemas que vêm ocorrendo em escolas.

Foto: Karina Camargos CoutinhoA assessora da presidência do TCEMG, Naila Mourthé, explicou como funciona o programa e o aplicativo para os diretores de escolas, secretários de educação, vereadores, professores e técnicos educacionais. Mourthé pontuou a importância do aplicativo móvel. “O celular funciona como um instrumento para mandar sugestões. Nosso maior desejo é que todos saiam daqui com a ferramenta baixada”, disse. A reunião foi transmitida ao vivo pelo portal da Assembleia e possibilitava o envio de perguntas à palestrante.

A presidente da comissão, deputada Celise Laviola (MDB), elogiou a atuação do TCE. “Estamos encantadas com o projeto, vocês estão de parabéns”. Presente no público, a secretária municipal de Educação de Sarzedo, Eliane Barbosa Campos, relatou que o município vem enfrentando problemas na área. “Temos escolas precisando de reforma, quadras que têm que ser feitas, mas o município sozinho não dá conta. Acho que seria muito importante a gente começar a cobrar da União e do próprio Estado”, ponderou.

Naila frisou que é importante que as prefeituras façam o cadastro de todos os diretores para utilizar o programa Na Ponta do Lápis. De acordo com ela, Minas já tem 4 mil diretores cadastrados.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação