MAESTRO WALTER LOURENÇÃO

Projeto Sinfonia: Orquestra, ao vivo, sob a regência do Maestro Walter Lourenção.

O Sinfonia Empresarial é um programa personalizado para a necessidade do cliente e que mostra as similaridades entre o desempenho de um grupo musical e o funcionamento das estruturas organizacionais. É um projeto que alia arte e administração, por meio de paralelos, questionamentos e reflexões com a música de uma orquestra, ao vivo, em que se entremeia Mozart e marketing, jazz e estratégia empresarial, qualidade e Bach, Beethoven e recursos humanos, Strauss e comunicação, sob a regência do Maestro Walter Lourenção, que desenvolve o programa há cerca de 15 anos.

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo com especialização em Estética e história da Filosofia Moderna pela mesma universidade e PNL pela Sociedade Brasileira Neurolínguistica.

Walter Lourenção foi colaborador do jornal O Estado de São Paulo – Suplemento Literário, diretor artístico do MASP e regente no Teatro Municipal de São Paulo. Atualmente é coordenador e apresentador de programas musicais na Rádio e TV Cultura.

TRUPE A TORTO E A DIREITO

Esquete teatral – Trupe a Torto e a Direito

A Trupe A Torto e a Direito é um grupo teatral do Programa Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais, criado há 14 anos. Vestidos de palhaço ou usando fantoches, apresentam-se em escolas, associações, teatros e praças públicas para envolver a população no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. De forma descontraída, com esquetes e caricaturas do mundo real, conseguem abordar tabus e provocar o público para a transformação de sua realidade.

Além da criação das peças teatrais, a Trupe trabalha com a capacitação de jovens de regiões vulneráveis, desenvolvendo grupos de teatro amador nas comunidades e fomentando a prática do teatro de rua por meio de oficinas e monitoramento de montagens e ensaios. As peças são produzidas a partir de pesquisas das demandas específicas de cada comunidade, utilizando muitas vezes a linguagem do cordel.

Para tornar-se um instrumento de conscientização de forma diferenciada, o grupo tem influência do Teatro do Oprimido, criado na década de 70 por Augusto Boal e consolidado internacionalmente como prática e método eficaz de incitar o comportamento solidário e a organização social.