Você está aqui:   Serviços   >   Notícias do TCE
Futuros administradores públicos conhecem Tribunal de Contas
03/08/2017

O alunos da Ufla assistiram a uma palestra do assessor Pedro Henrique Magalhães Azevedo (Foto: Thiago Rios)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu na quarta-feira, 02/08/2017, 25 alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (Sul do Estado) que se inscreveram no Projeto Conhecer. O projeto é um programa de visitação ao Tribunal de Contas aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais que iniciou em 2003 e já trouxe centenas de alunos para conhecer o Tribunal.

A professora Andressa Furtini (foto: Su Bernardes)Pela manhã os alunos da professora Andressa Furtini, responsável pela disciplina Auditoria e Controladoria, assistiram, no miniauditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, a uma palestra do assessor Pedro Henrique Magalhães Azevedo que falou sobre o funcionamento, a jurisdição e a competência do TCEMG.

No período da tarde os futuros administradores públicos assistiram à 21ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. O aluno do 7º período do curso, Fábio Júnior Miranda, contou que no início ficou um pouco “perdido devido ao vocabulário jurídico, mas ver como tudo é debatido e como funciona a ordem dentro do plenário foi muito enriquecedor”, afirmou Fábio. A professora Andressa Furtini explicou que a disciplina que ela leciona é “focada na gestão e no controle público então, achei interessante para os alunos conhecer o Tribunal de Contas para eles entenderem como funciona na prática o que vemos em sala de aula”.



O aluno Fábio Jr (Foto: Su Bernardes)Outro local visitado pelos alunos da Ufla foi o Centro de Fiscalização e Inteligência (Central Suricato) onde a superintendente Milena de Brito apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala Situação do Centro. A visita foi encerrada no memorial conselheiro Eduardo Carone Costa, situado no térreo do edifício sede. Lá os alunos conheceram a história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil por meio da exposição Casa de Contos.




Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação