A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais foi instituída, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a fim de estabelecer o compromisso com a segurança das informações dos usuários do portal da instituição.
O Tribunal preza pela proteção das informações relativas aos dados pessoais do usuário que acessa o portal na página mantida na internet. Dessa forma, procura manter uma relação de confiança, respeito e transparência com o seu público.
Este documento tem como finalidade estabelecer diretrizes e procedimentos para o tratamento dos dados pessoais em atendimento à legislação vigente, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
Esta Política engloba a forma como o Tribunal trata as informações coletadas em seu portal de internet, bem como em todos os endereços de seu domínio (tce.mg.gov.br), bem como as armazenadas em seus bancos de dados.
O acesso, a navegação, as consultas disponibilizadas e a utilização de informações ou serviços do portal estão condicionadas à aceitação e ao cumprimento dos termos e condições descritos neste documento.
Ao acessar quaisquer endereços do domínio do Tribunal, uma barra será mostrada informando ao usuário a existência desta política de privacidade e proteção de dados pessoais e solicitando a sua aceitação, como segue:
O nosso portal utiliza cookies, a fim de otimizar e aprimorar a navegação e a experiência de nossos usuários. Todos os cookies, exceto os essenciais, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.
Clicando sobre a opção "Aceitar todos os cookies", será disponibilizada para o usuário uma navegação completa, sem restrições.
Clicando sobre a opção "Definições de Cookies", o usuário tem a possibilidade de selecionar qual o cookie deseja utilizar e de se informar sobre a sua utilização.
Dentro de "Definições de Cookies", o usuário também tem a opção de "Rejeitar todos". A não aceitação dos cookies não impede a entrada e navegação em nosso portal. No entanto, determinados recursos do site não estarão disponíveis.
A presente política aplica-se a todos os tratamentos automatizados ou não de dados pessoais.
O tratamento de dados pessoais no âmbito do Tribunal pode acontecer para as ações de controle externo, serviços à sociedade, ações de capacitação e ações administrativas internas.
As ações de controle externo são aquelas realizadas em observância aos ditames da Constituição Federal, em seu artigo 71, bem como na Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989, que assim estabelece:
O tratamento de dados pessoais nas ações de controle externo é realizado exclusivamente para o atendimento da finalidade pública do Tribunal e para o exercício de suas competências constitucionais e legais, sendo inclusive, dispensado de consentimento do usuário, nos termos do inciso III do art. 7º combinado com o inciso I do art. 23 da Lei nº 13.709, de 2018.
A duração do tratamento de dados ocorre por tempo indeterminado, considerando que o exercício das competências do Tribunal não pode ser interrompido.
Para acessar alguns sistemas/ícones do Tribunal é necessário efetuar o cadastro eletrônico, disponibilizando informações para esse acesso. Os dados solicitados para acesso são: nome, e-mail, CPF, endereço, telefone, qualificação profissional, cópia de documento de identidade, entre outros. Esses dados são necessários para que o usuário seja corretamente identificado e receba login e senha de autenticação.
A coleta dos dados visa entregar um serviço de forma segura ao cidadão, e sua utilização é feita sempre em observância à legislação vigente. A título de exemplo, podemos citar os resultados de solicitações à ouvidoria, notificações sobre eventos, registro de acesso em sistemas, estatística de uso, entre outros.
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo é a unidade do Tribunal que atua nas áreas de educação, informação e capacitação para o público interno e para os jurisdicionados. Sua missão é a de promover o desenvolvimento profissional dos servidores e difundir conhecimento aos cidadãos a fim de contribuir para a efetividade do controle externo da gestão dos recursos públicos, promovendo, inclusive, curso de pós-graduação.
Para cumprir suas atribuições, a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo armazena e utiliza dados pessoais de alunos, jurisdicionados, cidadãos, servidores e demais pessoas que utilizam seus serviços.
Dentro do Tribunal existem inúmeros serviços e sistemas que necessitam de coleta de dados para que possam atingir sua finalidade. É necessário lidar com informações de pessoas que se relacionam diariamente com o Tribunal, tais como servidores, colaboradores, estagiários, aposentados, pensionistas, autoridades e público em geral. Essas informações são utilizadas, a título de exemplo, para controle de acesso, sistema de pagamentos, sistema de gestão de saúde, sistema de gestão de pessoas, gestão de contratos, dentre outros.
Os dados pessoais e seus respectivos registros, coletados pelo Tribunal, serão armazenados em ambiente seguro e controlado, pelo prazo mínimo de 6 (seis) meses, nos termos do marco civil da internet. Os dados poderão ser excluídos antes desse prazo, caso haja solicitação do usuário. No entanto, por motivo de lei e/ou determinação judicial, os dados podem ser mantidos por período superior, findo o qual serão excluídos com o uso de métodos de descarte seguros.
Para fins de auditoria, segurança, obrigações legais, controle de fraudes e preservação de direitos, o Tribunal pode permanecer com o histórico do registro dos dados do usuário por prazo maior, nas hipóteses em que a lei ou norma reguladora assim estabelecer ou para preservação de direitos. Contudo, o Tribunal se reserva a faculdade de excluir esses dados, definitivamente, em prazo menor, fundado em juízo de conveniência e oportunidade.
O portal de internet do Tribunal poderá conter links para sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade do Tribunal. Dessa forma, recomenda-se que, ao ser direcionado para qualquer site externo ao site do Tribunal, os usuários consultem a política de privacidade antes de fornecer as suas informações.
O Tribunal pode coletar informações que seu navegador envia sempre que o usuário visita o serviço ou quando acessa o serviço por meio de um dispositivo móvel ("dados de uso").
Estes dados de uso podem incluir informações como endereço IP do computador do usuário, tipo de navegador, versão do navegador, páginas do serviço que o usuário visita, data e hora da visita, tempo gasto naquelas páginas, identificadores exclusivos de dispositivos e outros dados de diagnóstico.
Quando o usuário acessa o serviço por meio de um dispositivo móvel, esses dados de uso podem incluir informações como o tipo de dispositivo móvel usado, o ID exclusivo do dispositivo móvel, o endereço IP do dispositivo móvel, o sistema operacional do celular, o tipo de navegador de internet móvel que o usuário usa, identificadores exclusivos de dispositivos e outros dados de diagnóstico.
O Tribunal usa cookies e tecnologias de rastreamento semelhantes para rastrear a atividade no Portal e manter certas informações.
Cookies são arquivos com pequena quantidade de dados que podem incluir um identificador exclusivo anônimo. Os cookies são enviados para o seu navegador a partir de um site e armazenados no seu dispositivo.
O usuário pode instruir seu navegador a recusar todos os cookies ou indicar quando um cookie está sendo enviado. No entanto, se o usuário não aceitar cookies, talvez não consiga usar algumas partes do serviço.
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O canal de comunicação entre o usuário e o Tribunal é o "Fale com o TCE", devendo ser escolhida a opção que melhor atende ao usuário, o que inclui o Portal do Titular.