Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

'A transparência é a base da governança e do controle interno', afirma assessor da Presidência

14/12/2018

foto: Thiago Rios

O assessor da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Pedro Henrique Magalhães Azevedo, fez palestra, na tarde do dia 13/12/2018, durante o Seminário de Controle Interno que aborda o tema “Os desafios do controle interno frente às demandas atuais”. O evento está sendo realizado pelo TCE em sua sede. Pedro falou sobre a “Transparência como instrumento de governança e sua inter-relação com o controle interno”. Ele enfatizou que a “transparência é a base da governança e do controle interno” e que passou a ser um princípio básico da administração pública.

Pedro Henrique afirmou que a transparência deve ser pensada com os olhos do cidadão e que a administração pública deve conhecer o perfil dele e atuar neste sentido. Ele explicou que as pessoas estão se informando cada vez mais por meio das redes sociais e aplicativos. “São 120 milhões de usuários de Whatsapp e 233 milhões de aparelhos celulares no Brasil, número maior que a população brasileira”, contextualizou. Na visão dele, é preciso repensar os incentivos para a transparência e “pensar fora da caixa”, atuando além da aplicação das leis somente.

Ele também defendeu que o controle interno deve fomentar o controle social e, por isso, deve agir tendo como foco as necessidades e demandas atuais do cidadão. “Temos que repensar a forma com que as informações estão sendo disponibilizadas. É necessário abrir os dados e interagir com a sociedade. Os dados abertos são fundamentais”, ressaltou.


Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação