Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Belo Horizonte se despede de Encontro Técnico com 3 mil jurisdicionados capacitados

10/11/2022

Renê Lage comemora sucesso de Encontro Técnico 2022 - Foto Hernando Garcia

“É com muita alegria que chegamos a esse momento de encerrar o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2022”. Com essa frase o coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Renê Lopes Lage, se despediu da edição deste ano. O contentamento de Renê não poderia ser diferente. Só neste período, as apresentações do Encontro Técnico capacitaram cerca de 3 mil jurisdicionados em sete cidades mineiras, além de três transmissões virtuais. Governador Valadares, João Pinheiro, Capelinha, Leopoldina, Poços de Caldas, Montes Claros e, fechando a edição deste ano, Belo Horizonte (hoje,10 de novembro), receberam o evento que teve como tema principal “O benefício do controle para a transformação das cidades mineiras”.

A primeira apresentação do dia foi feita pelo analista de Controle Externo, Felipe Figueiredo da Conceição, que falou sobre o Sistema Informatizado de Contas dos Municípios, o Sicom. A plataforma já faz parte do cotidiano dos jurisdicionados, porque é a principal interface de contato com o Tribunal, com o envio de dados, prestações de contas e cruzamento de material para facilitar e tornar mais ágil e transparente o serviço do Controle Externo.

Em seguida, o diretor de Fiscalização de Atos de Pessoal, Fabiano Murilo Melo, falou sobre o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e do Municípios (CAPMG). O servidor explicou os principais benefícios que o sistema traz e lembrou de situações em que a malha de dados evitou com que Minas Gerais gastasse com o pagamento irregular para servidores fantasmas, duplicados ou até cadastrados sem má fé. Fabiano ressaltou a facilidade que a informatização oferece com acesso às folhas de pagamento de todo Estado, por exemplo.

Paulo Roberto Cota, coordenador de Desenvolvimento do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (SISOP), apresentou o programa caçula do Tribunal de Contas mineiro. A ferramenta foi criada para receber documentação de processos de contratação, licitações e execução de obras e, assim, impossibilitar falhas em planejamento, especificações ou em projetos. “Se evitarmos uma obra inacabada no Estado, já pagamos o investimento que o TCE teve com a criação do Sistema”, garantiu Paulo.

A última apresentação do Encontro ficou por conta do coordenador de Auditoria dos Municípios do TCEMG, Thiago Henrique da Silva, que explanou sobre as Ações de Fiscalização do Tribunal. Durante a fala, Thiago presenteou o mais recente e o mais antigo servidores presentes no auditório Vivaldi Moreira, na sede do TCEMG, como uma forma de parabenizar e valorizar o trabalho realizado pelos servidores.

E não foi só Thiago que reconheceu o ofício realizado pelos trabalhadores públicos. Antes de fechar a edição de 2022, Renê agradeceu os serviços prestados pela equipe organizadora do Encontro Técnico, que fica nos bastidores, e, também, aos palestrantes que levam conhecimento para todos os cantos do Estado de Minas Gerais.

Até o próximo!

Veja as fotos do evento clicando abaixo


Encontro Técnico TCEMG e os Municípios – 2022

 

Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação