Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiros homenageiam Simão Pedro Toledo em Plenário

03/05/2009

   Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais prestaram depoimentos emocionados, na sessão do Pleno de hoje(06/05), em homenagem ao Conselheiro Simão Pedro Toledo que faleceu no último sábado (02/05), em Belo Horizonte. Todos se manifestaram com muito pesar pela perda do companheiro de trabalho, amigo e destacado homem público.
  Os sete Conselheiros ressaltaram as qualidades de homem conciliador, generoso, terno, orientador, inteligente e de caráter irrefutável que fizeram de Simão Pedro Toledo um Conselheiro que deixa “uma lacuna irreparável e a saudade eterna a todos seus pares e servidores da Corte de Contas”. O Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas também se associou às manifestações que serão encaminhadas à família do Conselheiro.
  Participaram da Sessão os Conselheiros: Presidente Wanderley Ávila, Vice-Presidente Antônio Andrada, Corregedora Adriene Andrade, Eduardo Carone Costa, Elmo Braz Soares, Gilberto Diniz e Licurgo Mourão. O Procurador Glaydson Massaria representou o MP junto ao TCE.
  Também na mesma Sessão, o Conselheiro decano (o mais antigo no cargo) Eduardo Carone Costa foi designado para presidir a Segunda Câmara do TCE no lugar de Simão Pedro Toledo, conforme determina o Regimento Interno da Corte de Contas. 

Missa de 7° dia   

   O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, através de seus Conselheiros, Auditores, Procuradores e servidores, convida para a missa de 7° dia do Conselheiro Simão Pedro Toledo. A celebração da Ressurreição será na sexta-feira (08/05), às 19h, no Cenáculo de Oração do TCE, na Avenida Raja Gabaglia, 1315. O corpo do Conselheiro foi sepultado no domingo, em Pouso Alegre. O Presidente Wanderley Ávila decretou luto oficial na Instituição.
  Simão Pedro Toledo foi vereador, presidente da câmara e prefeito de Pouso Alegre por dois mandatos, deputado estadual por duas legislaturas e ingressou na Corte de Contas em 1997. Entre 2003 e 2005, presidiu a Instituição com muito dinamismo, carisma e competência. Durante os 12 anos como Conselheiro do TCE, Simão Pedro compartilhou com seus pares, amigos e servidores, além da retidão de seus valores, as virtudes do homem generoso, afetuoso e companheiro.

Simão Pedro Toledo
Conselheiro

Advogado, professor universitário e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Simão Pedro Toledo nasceu no dia 11 de junho de 1939, filho de Tuany Toledo e Hermelinda Toledo. Era casado com Eunice Rieira Toledo, com quem teve três filhos.
Graduou-se Bacharel em Direito em 1963 pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, Estado de São Paulo. De 1964 a 1969 foi professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio São José, em Pouso Alegre.

De 1964 a 1965 foi professor assistente da cadeira “Introdução ao Estudo do Direito” da Faculdade de Direito do Sul de Minas, onde também foi professor assistente da cadeira “Teoria Geral do Estado”, professor titular da “Cadeira Direito Civil II”, professor de Especialização em Direito do Trabalho e Direito Civil, membro do Conselho Superior da Faculdade de Direito (1984) e vice-diretor por dois mandatos (1993/1994 e 1995/1996).

Advogado militante, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre (1971-1972) e Prefeito da cidade por dois mandatos (1973/1976 e 1983/1988).

Em 1983 e 1988, Simão Pedro presidiu a Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Sapucaí (AMESP) e foi membro efetivo do Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal.

Simão Pedro foi Deputado Estadual por dois mandatos, tendo atuado como membro efetivo das comissões de Administração Pública e de Assuntos Municipais, vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vice-líder do bloco de Reorganização Democrática, Presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Líder do PTB e Presidente da Comissão e Redação.

Foi condecorado com a Medalha da Inconfidência, Medalha do Mérito Legislativo, Medalha do Mérito Municipalista, Medalha do Descobridor do Brasil “Pedro Álvares Cabral”, da Sociedade Geográfica Brasileira, medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim. É membro da Academia Tiberina de Roma (Itália), membro da Academia de Ciências Humanísticas y Relaciones (República Dominicana) e membro da Academia Pousoalegrense de Letras.

São dele as seguintes publicações: Revisão Constitucional – Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, ano X, nº 11; Da Preferência na Lei do Inquilinato – Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, ano V, nº 6 e Teoria da Imprecisão – Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, ano II, nº 02.

Participou do XIX Programa Brasília-Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde (EUA – 1993) e Planejamento e Desenvolvimento Urbano, pelo acordo Brasil-Alemanha, em Berlim e Dusseldorf (Alemanha-1988).

No dia 19 de maio de 1997 assumiu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, indicado por votação interna da Assembléia Legislativa. No TCE foi Corregedor durante o biênio 1999-2000 e elegeu-se Vice-Presidente para o período de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2003 e Presidente para o período de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2005.