Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Durval Ângelo destaca papel dos Tribunais de Contas na garantia dos direitos humanos

09/03/2023

Fotos: Vinícius Dias
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, abriu, na manhã desta quinta-feira (9), o evento “Gestão dos Instrumentos de Parcerias entre a Administração Pública e as APACs e FBAC”, ministrando a palestra “Os Tribunais de Contas e a Questão dos Direitos Humanos”. 
O evento é realizado por meio de uma parceria entre o TCEMG, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de capacitar diretores-presidentes, gerentes-gerais e encarregados de tesourarias das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).

Durante o seu pronunciamento, Durval Ângelo lembrou que este ano se comemora os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, e a usou como base para defender o papel dos tribunais de contas na garantia de direitos fundamentais, e destacou a atuação da corte de contas em ações que garantam o bem-estar da população. 

O conselheiro é relator da Auditoria Operacional n. 1119965, que têm como objeto avaliar o desempenho na gestão dos instrumentos de convênio celebrados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) com APACs. 

Usando como exemplo mais esta ação do TCEMG na garantia dos direitos humanos, o vice-presidente chamou a atenção para a necessidade de “não somente auditar os aportes financeiros encaminhados a estas instituições, como também os resultados que elas apresentam para a sociedade”. 

“Não temos que julgar a conta de uma APAC só com a lupa do financeiro e orçamentário. Essa palavra: bem-estar’, tem que conduzir a nossa luta. Mas, procurar enxergar quais são os resultados que essa APAC tem fornecido para a sociedade [...] Os tribunais de contas têm papel crucial na efetivação das políticas públicas e no atingimento das diretrizes essenciais do direito humano”, defendeu o vice-presidente. 

Homenagem – Durante o evento, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) prestou uma homenagem ao vice-presidente do TCEMG, Durval Ângelo, e o entregou uma placa em agradecimento ao apoio dado à instituição. 
 
Autoridades - Compareceram na abertura: a diretora-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Tatiana Faria, a terceira vice-presidente do TJMG, Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta e o deputado Estadual Marquinho Lemos. 
O coordenador-geral do Programa Novos Rumos do TJMG, desembargador Júlio César Gutierres, e o secretário de estado adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, também estiveram presentes. 
 
O presidente da Associação dos Magistrados de Minas Gerais e Presidente do Conselho de Administração da FBAC, o juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos; o coordenador-executivo do Programa Novos Rumos da Iniciativa Para Consolidação e Ampliação da Política de APACS em Minas Gerais, o juiz de direito Gustavo Moreira; a promotora de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Paloma Coutinho Carballido Stonino, e a defensora pública do Estado de Minas Gerais, Ana Paula Carvalho Starling Braga, também marcaram presença no evento.
 
 

Felipe Jácome/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação