Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas do TCEMG promove reunião estratégica com o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Lavras

10/09/2025

Diálogo com o TCEMG reforça importância do controle externo como parceiro na construção de uma gestão pública mais responsável e eficiente - Foto: Lucas Machado/TCEMG
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, vinculada ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), recebeu, nesta semana, uma visita técnica do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (CISLAV). O objetivo do encontro foi o alinhamento para preparação do 1º Seminário de Consórcios Públicos Mineiros, agendado para 20/10/2025.
 
O evento, inédito, é uma realização do TCEMG. Além de reforçar orientações para gestão consorciada, a expectativa é que o seminário ofereça um espaço qualificado de discussão e troca de experiências entre os diversos consórcios públicos do estado.
 
Sediado na capital, o encontro tem entre seus propósitos debater desafios e oportunidades dos consórcios públicos em MG; reunir representantes municipais, gestores e especialistas; fortalecer a cooperação entre municípios; e aprimorar a gestão pública consorciada.
 
Em breve, o Tribunal divulgará mais informações e o link para inscrições no evento.
 
Representatividade regional 
 
O CISLAV representa uma associação importante na articulação regional, como no caso do fortalecimento da capacidade de atendimento em saúde pública.
 
São 12 os municípios da microrregião que compõem a cooperação intermunicipal: Bom Sucesso, Carrancas, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lavras, Luminárias, Nazareno, Nepomuceno e Ribeirão Vermelho.
 
A comitiva do CISLAV foi recebida pelo diretor da Escola de Contas, professor Rodrigo Marzano, e pelo coordenador de Auditoria de Consórcios e Terceiro Setor no TCEMG, Gabriel Lima.
 
Ao participar da reunião técnica, o consórcio demonstra o compromisso com a transparência e o aperfeiçoamento contínuo de suas práticas administrativas. Além disso, a interlocução com o TCEMG reforça a importância do controle externo como parceiro na construção de uma gestão pública mais responsável e eficiente.