Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escolas do Gameleira recebem equipe do programa Na Ponta do Lápis

21/08/2018

Escola Estadual Maurício Murgel (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)Duas escolas estaduais, localizadas no bairro Gameleira, na região oeste de Belo Horizonte, receberam a equipe do programa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) “Na Ponta do Lápis”, nesta terça-feira, 21/08/2018. Na parte da manhã, a visita foi feita na E. E. Professor Leon Renault e, à tarde, na E. E. Maurício Murgel. Juntas elas atendem, aproximadamente, 3500 alunos, do ensino infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
 
A assessora da Presidência do TCEMG Naila Garcia Mourthé, com o apoio das servidoras Simone Cristina de Oliveira e Sissi Dalila Sales Cardoso, conversou com a diretoria, coordenação, professores e 33 alunos do 9º ano da primeira escola. Antônia Mary Martins dos Santos, diretora da Leon Renaut, apresentou ao grupo do TCE toda a estrutura do colégio. São dois prédios, um ginásio coberto, um campo de futebol, duas piscinas, biblioteca, laboratório de ciências, uma quadra poliesportiva em processo de construção (a última empresa contratada abandonou, recentemente, o projeto. Já são sete processos de licitação feitos, mas, até hoje, a construção não foi concluída) e muita área verde. 
 
Meses e cadeiras da E. E. Leon Renaut
Para Antônia, a maior dificuldade na gestão desse sistema é a manutenção. A grande área física requer cuidados e atenção especiais e existem muitas aspectos da estrutura com necessidade de reforma ou substituição. Os pontos mais críticos observados pela equipe do Tribunal são as cadeiras e mesas escolares em condições ruins, algumas janelas sem vidro ou quebradas, entre outras coisas. Entretanto, o prédio para educação infantil foi considerado exemplar. Tem salas amplas, dois banheiros em cada uma delas e ainda um espaço que pode ser usado para apresentações dos alunos. 
 
Na parte da tarde, as servidoras do TCEMG Júnia Caldeira de Souza Lacerda e Sandra Maria Gontigo foram as responsáveis por conversar com 80 alunos da E. E. Maurício Murgel. Como no primeiro colégio, diretoria, coordenação e professores também foram apresentados ao aplicativo e orientados a como usá-lo. Além disso, foram distribuídos materiais de divulgação como folders e banners para serem afixados nas salas de aula e corredores das escolas. 
 

A servidora do TCEMG Júnia Caldeira de Souza Lacerda durante apresentação do programa na Ponta do Lápis, na E. E. Maurício Murgel

 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação