Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

FISCAP atualiza Módulo Edital e lança novo manual

01/12/2021

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) disponibilizou a nova versão do Módulo Edital do Sistema Informatizado de Fiscalização de Atos de Pessoal (FISCAP), no dia 24 de novembro deste ano. Com cerca de 50 melhorias e correções, a plataforma ressaltou a possibilidade de informação de outras reservas de vagas, antes restrita à reserva de vagas para pessoas com deficiência, e a revisão das críticas e dos critérios e pontuação dos editais, que propiciará uma identificação mais assertiva dos indícios de irregularidades nos certames enviados ao Tribunal. 

O FISCAP é um sistema desenvolvido pelo TCE mineiro com o intuito de atender o artigo 76 da Constituição do Estado de Minas Gerais, que confere ao TCEMG a competência de “apreciar, para o fim de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, pelas administrações direta e indireta, excluídas as nomeações para cargo de provimento em comissão ou para função de confiança”. O sistema é disponibilizado aos jurisdicionados com o objetivo de permitir a remessa eletrônica de informações referentes à concessões e cancelamentos de benefícios (Módulo Concessão) bem como referentes aos concursos públicos e processos seletivos para admissão de pessoal (Módulo Edital).

O Fiscap – Módulo Edital é o sistema que permite aos jurisdicionados o envio eletrônico, ao TCEMG, dos editais de concurso público e das informações a eles pertinentes, além da legislação que respalde os cargos ofertados e as cláusulas dos editais. Dessa forma, facilita-se o trabalho dos responsáveis pelo envio dos editais e otimiza-se a atividade fiscalizatória deste Tribunal de Contas, sempre visando atender o interesse público, os direitos dos candidatos e a realidade dos gestores.

A respeito dos concursos públicos, previu-se o encaminhamento, ao Tribunal, das informações relativas aos certames para admissão de pessoal, após a publicação do edital, com antecedência mínima de 60 dias em relação à data de início das inscrições.

Mais que um sistema para envio e recebimento de informações referentes a concursos públicos, o Fiscap – Módulo Edital foi idealizado para já realizar uma análise preliminar dos editais, com base na legislação e nos parâmetros aplicáveis. Em outras palavras, antes de os editais serem encaminhados aos analistas do Tribunal, o sistema executa uma malha responsável por identificar indícios de possíveis irregularidades. A partir desse exame prévio, é gerado um relatório, contendo as inconsistências iniciais verificadas nas informações prestadas e no questionário respondido pelo responsável pela remessa do edital.

Essa ação integra o projeto de aprimoramento do Fiscap-Edital e foi fruto do trabalho conjunto da Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal, especialmente da Coordenadoria de Fiscalização de Atos de Admissão e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas de Atos de Pessoal, com a Diretoria de Tecnologia da Informação.

A iniciativa teve como motivação a busca pela otimização não só o Módulo Edital do Sistema Fiscap, como também aperfeiçoar o controle exercido sobre os editais de concurso público e os atos de admissão.

O Manual do Fiscap-Edital já foi atualizado e se encontra de acordo com as modificações implementadas na nova versão. Basta clicar aqui para acessar.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação
(Com informação da Coordenadoria de Fiscalização de Atos de Admissão)