Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

'Fiscalizando com o TCE' aumenta transparência do Controle Externo

11/11/2022

Facilidade de acesso, linguagem simplificada e transparência no 'Fiscalizando com o TCE'
O portal “Fiscalizando com o TCE”, onde é possível acompanhar os gastos e receitas de todos os municípios mineiros, inaugura uma nova fase ao disponibilizar, a partir de agora, os relatórios técnicos de acompanhamento do Governo de Minas de forma resumida, em linguagem acessível, em uma navegação fácil e didática. O novo modelo permite que o interessado em acompanhar os gastos públicos acesse todas as informações, como por exemplo as demonstrações contábeis, os créditos adicionais, os gastos com saúde, educação, segurança, bem como as arrecadações do Governo. 
 
As novidades no portal foram apresentadas pelo Diretor de Controle Externo do Estado (DCEE), Paulo Henrique Bese Lobato e pela Coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental do Estado (CFAMGE), Ana Carolina de Macedo e Marques Lanna. Os dois destacaram a atualização do portal como um avanço no controle externo das contas públicas, gerando mais transparência e uma oportunidade a mais para a população se atualizar da situação fiscal do Governo de Minas, uma vez que os relatórios são postados de forma periódica, possibilitando o acompanhamento ao longo do ano.
 
“Continuamos produzindo relatórios técnicos completos, os quais são enviados ao Poder Executivo e, de forma adicional, elaboramos os informativos do Portal. Com certeza essa ação aumentará ainda mais a transparência das contas públicas, com a divulgação das principais informações e daquilo que tem maior enfoque no momento”, explicou o diretor.
 
A facilidade de acesso, a linguagem simplificada e o resumo das informações relacionadas às finanças públicas foram os principais ganhos deste novo formato de divulgação, segundo avaliou Ana Carolina. “Os relatórios da unidade técnica costumam ser muito analíticos. Então, passamos a trazer informativos simplificados para que o alcance destas informações seja ainda maior. Com este novo modelo, o cidadão comum entenderá os dados e ficará mais informado, o que possibilita um ganho em termos de controle social”, afirmou a coordenadora.
 
Para acessar o Fiscalizando com o TCE, clique aqui
 
 

Felipe Jácome /Coordenadoria de Jornalismo e Redação