Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

IPSEMG inicia Censo Cadastral Previdenciário

01/04/2025

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) disponibilizou o link para o recenseamento do Censo Cadastral Previdenciário. A partir de hoje, 1º de abril, servidores e servidoras em atividade e pessoas aposentadas do Tribunal de Contas, dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça Militar devem atualizar os dados cadastrais necessários à gestão e aos procedimentos de natureza previdenciária, exigidos pela legislação federal e pelo Ministério da Previdência Social.

O recenseamento é realizado integralmente de forma on-line, pela internet, por meio do link https://censo.ipsemg.mg.gov.br/censo-frontend/, disponível também nos sites do Ipsemg, do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária – Coprev ou do Poder ou Órgão do segurado ou segurada.

O cronograma de realização do Censo Cadastral Previdenciário será divulgado na página do Ipsemg. Lá, você pode encontrar também o esclarecimento das dúvidas mais comuns e como realizar o recenseamento.

É importante ressaltar que o Censo Cadastral Previdenciário é um procedimento obrigatório e independente de outros realizados periodicamente, como a Prova de Vida que aposentados, aposentadas e pensionistas devem fazer todos os anos. Os segurados e seguradas ativos (membros ou servidores), que se encontram em alguma situação de afastamento, tais como Licença para Tratamento de Saúde – LTS, Licença para Tratar de Interesses Pessoais – LIP e cessão (com ou sem ônus), também devem responder o Censo.

O Instituto alerta que as informações solicitadas no Censo Previdenciário são de natureza cadastral. Assim, não faz parte do escopo de informações a serem prestadas, informações de natureza financeira, tais como a remuneração ou provento do segurado ou segurada, suas contas bancárias ou senhas, e que não entram em contato via e-mail ou WhatsApp.

Para outras informações, clique aqui e acesse a Cartilha do IPSEMG sobre o assunto.

Fique de olho!