Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Mina de Dados traz velocidade e assertividade ao Controle Externo

16/08/2021

Entre diversos benefícios que a tecnologia pode proporcionar, a celeridade em várias áreas é um deles. A eficiência é um dos cuidados que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) tem com o trabalho que realiza e não é à toa que sempre investiu em inovação e há 10 anos construiu o Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência – Suricato, um núcleo de tecnologia voltado para o aprimoramento da gestão pública e efetividade da fiscalização.

Um dos produtos do Suricato é a ferramenta Mina de Dados, uma plataforma criada para apoiar as ações de controle por meio de divulgação de análises e também de relatórios de informações. Lançado em janeiro deste ano, o sistema é direcionado para o público interno, onde o servidor tem acesso a um conteúdo vasto de dados relevantes para análises de controle externo e também, principalmente, um canal direto de interlocução com o Suricato, já que as áreas podem fazer diversas solicitações de demandas e visualizações, além de estudos de dados mais específicos que poderão ser desenvolvidos à partir das nuances de cada caso.

A Mina de Dados possibilita ao analista uma visão sistêmica das informações, através do acesso ao material consolidado e agregado, além de realizar uma consulta a mais de 10 bases de dados distintas e com potencial de gerar diversos tipos de cruzamentos. Essa integração em um único ambiente de pesquisa favorece a assertividade e tempestividade nas ações de controle. O sistema é integrado ao Focus, mas há também a possibilidade de acesso independente por meio de ícone próprio na página da intranet. Para acessar as visualizações, é preciso ter instalado no computador o programa Tableau Reader, que pode ser solicitado por meio da Central de Relacionamento com os Servidores, o CRS.

O sistema tem uma interface simples e acessível, o que contribui para uma navegação intuitiva pelos dados. Além disso, atualmente, um grupo de cerca de 40 Agentes Integradores, servidores indicados pelas unidades de controle externo atuam como facilitadores e disseminadores da plataforma Mina de Dados, constituindo importante ponto de suporte para os demais usuários.

A Mina de Dados é uma ferramenta inovadora alinhada às principais tendências de controle e em constante evolução. Só no primeiro semestre de 2021, a equipe responsável pelo recurso disponibilizou dois pacotes de melhorias para atender às demandas dos setores de controle externo e sugestões feitas pelos próprios usuários. O programa tem o objetivo de agilizar e potencializar o trabalho do setor técnico do Tribunal de Contas mineiro com a oferta de um conjunto de ferramentas que contribuem para o exercício de um controle externo cada vez mais tempestivo e eficiente.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação