Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ministro do Superior Tribunal Militar recebe Colar José Maria de Alkmim

13/06/2023

Fotos: Daniele Fernandes
O ministro do Superior Tribunal Militar, o almirante de esquadra Leonardo Puntel, recebeu na manhã desta terça-feira (13), o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim das mãos do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz. 
A comenda tem o objetivo de reconhecer o mérito de personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao país, à Minas Gerais e ao sistema tribunais de contas. O almirante de esquadra foi indicado para receber a comenda em 2020, mas em razão das restrições sanitárias impostas pela pandeia da covid-19, a cerimônia de entrega foi suspensa. A entrega do colar contou também com a presença dos Ministros do Tribunal Militar, os almirantes de esquadra, Cláudio Portugal de Viveiros e Celso Luiz Nazareth.
 
Em seu discurso de agradecimento, o ministro do Superior Tribunal Militar relembrou que, em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek foi solicitado pelo ministro da Marinha, almirante Renato de Almeida Guillobel, a adquirir um navio porta-aviões. Segundo contou Leonardo Puntel, o presidente autorizou a compra, desde que fosse aprovada pelo então ministro José Maria de Alkmim e que a embarcação levasse o nome de “Minas Gerais”, a compra foi prontamente autorizada e a embarcação adquirida. Ao contar a história, o homenageado relembrou a contribuição do ex-ministro, que leva o nome do colar, à Marinha do Brasil. 
 
Ao se pronunciar, o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Diniz declarou sua admiração ao almirante homenageado pelos “estudos e serviços prestados à marinha do Brasil por quase 50 anos”. “Só a folha de serviços prestados por ele já diz tudo, do quanto ele é merecedor desta honraria que o Tribunal lhe presta nessa manhã. Hoje, o almirante Puntel empresta toda a sua inteligência, experiência e força de trabalho a mais antiga Justiça do país, que é a bicentenária Justiça Militar [...] embora Minas Gerais não seja banhada pelo oceano, estes laços, entre Minas e a Marinha do Brasil, são muito fortes”, reconheceu o presidente. 
 
 
 


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação