Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Mirante da Dengue é apresentado a presidente do TCE

10/07/2018

O conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Terrão, se reuniu hoje, 10 de julho, com os servidores que idealizaram o projeto “Mirante da Dengue” para conhecer a iniciativa e discutir as diretrizes a serem seguidas.

O trabalho foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Análise de Dados Aplicados ao Controle Externo, promovido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, sob a orientação do professor Wesley Matheus de Oliveira. Segundo a coordenadora do grupo responsável pelo projeto, Rita de Cássia Chio Serra, o objetivo do trabalho é permitir que o cidadão tenha acesso às informações sobre casos de ocorrências de dengue em Belo Horizonte.

Além de Rita Chio, o “Mirante da Dengue” também foi elaborado por Ana Cristina Medeiros de Salles Lopes, Antônio da Costa Lima Filho, Bernardo Mangualde Felizardo, Denise Maria Delgado, Marcelo Gomes Penido, Ricardo Nogueira de Almeida, Roberto Miranda Colares Junior e Rui Barreto de Sousa.

São três os aspectos abordados: o interesse da população, as despesas com saúde e o controle externo executado pelo Tribunal de Contas em gastos. O conselheiro reconheceu que a ferramenta é um ótimo instrumento de gestão e será útil para prefeitura de Belo Horizonte.

O TCE mineiro já entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde para oferecer a material, que é desenvolvido em código-fonte aberto e pode ser alterado para melhorar o desempenho do sistema e se adaptar a outros municípios.

No encontro, os alunos expuseram as dificuldades encontradas para a realização do trabalho e pleitearam “abertura de exceções” para que o projeto possa desenvolver mais. O presidente Cláudio Terrão sinalizou favoravelmente aos pedidos feitos.