Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis desenha mais um traço em parceria com Nova Lima

19/05/2023

(A diretora Daniela aprende a utilizar aplicativo Na Ponta do Lápis) Foto: Daniele Fernandes

Quando a diretora da Escola Municipal Vera Wanderley Dias, Daniela Monserrat, chegou hoje, 19 de maio, ao Tribunal de Contas mineiro, ela pouco sabia sobre o aplicativo Na Ponta do Lápis: ferramenta de comunicação direta entre gestão e comunidade escolar. “A partir do momento que o aplicativo for usado pelos alunos e pela população, a gente vai poder analisar e observar quais são os pontos para melhorar a infraestrutura das escolas”, vislumbrou Daniela.

Além dela, outras 21 pessoas, entre diretores escolares de Nova Lima e técnicos da Secretaria Municipal de Educação da mesma cidade, estiveram no TCE para um treinamento de como funciona a plataforma que foi desenvolvida com o objetivo de aproximar alunos, professores, funcionários, cidadão em geral e dirigentes em busca de solucionar falhas que possam existir nas escolas. A analista administrativo Fabrícia de Oliveira Silva foi a responsável por mostrar cada passo da utilização do app aos visitantes.

“Hoje vamos receber aqui profissionais de Educação, no sentido de dar concretude ao convênio que foi firmado entre o Tribunal de Contas e o munícipio de Nova Lima, no processo de implantação do aplicativo Na Ponta do Lápis de forma efetiva na cidade”, explicou Naila Mourthé, diretora da Escola de Contas e coordenadora do projeto.

O programa Na Ponta da Lápis foi instituído no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais durante a gestão do conselheiro Cláudio Terrão como presidente, durante o biênio 2017/2018. A assessora do conselheiro, Priscila Poletto, participou da apresentação e afirmou que “é importante salientar que a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima com o Executivo vai unir o Poder com a comunidade e é esse nosso objetivo”.

Próximo traço

Naila ressaltou que “a etapa anterior foi a apresentação à comunidade escolar como um todo para contar a novidade da existência do aplicativo Na Ponta do Lápis para a sociedade”. A etapa seguinte é receber e capacitar alunos que serão multiplicadores. “Nós receberemos alunos e também iremos a algumas escolas acompanhar o processo de divulgação para a comunidade escolar, entre alguns alunos escolhidos entre outros colegas”, explicou.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, Aládia Cristina Rodrigues Medina, falou que a introdução do aplicativo aos alunos é uma forma de abordar o tema Democracia. “Para a gente é fundamental a divulgação do sistema para os alunos, porque estamos em um processo de gestão democrática, então nós temos colegiados nas escolas e elegemos os representantes de turmas escolhidos pelos próprios alunos”, disse. Aládia ainda destacou que “os alunos vão nos auxiliar a identificar quais os problemas, quais os gargalos para que a gente possa ser mais ágeis na tomada de decisões e nas providências cabíveis que eles mesmos vão trazer pra gente”, salientou.

O encontro se tornou um bate papo entre Fabrícia, Naila e os profissionais da Educação. Em meio a esclarecimentos e trocas de experiências, o laboratório de Informática da Escola de Contas se tornou uma sala de aula para as pessoas que estão acostumadas a estarem na posição de professores.

“Nossa! Eu achei sensacional!”, exclamou Daniela Monserrat após conhecer cada telinha da plataforma. “É muito importante o uso do aplicativo, porque eu sou uma só, eu não consigo ter uma visão tão ampla de todos os problemas da escola. Então, a partir do momento que a comunidade escolar, funcionários e alunos tiverem acesso, eles vão poder me ajudar  na gestão da escola”, finalizou.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação