Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis é destaque em debate no Senado

07/05/2018

Mediada pelo senador mineiro, Antonio Augusto Junho Anastasia, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal promoveu hoje, 07 de maio, uma audiência pública para debater o controle externo nas despesas com educação.

A assessora da presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Naila Garcia Mourthé, apresentou o programa Na Ponta do Lápis, que tem como principais vertentes a formação, fiscalização e a gestão. A servidora, idealizadora do projeto, mostrou o aplicativo desenvolvido pelo TCE mineiro, que leva o mesmo nome do programa, explicou o funcionamento e a utilização dos principais itens.

Naila falou sobre os Encontros Técnicos – TCEMG e os Municípios, realizados em cidades-polo do estado de Minas, que ajudam na formação do jurisdicionado e da população, e falou também sobre o Simpósio Nacional de Educação, realizado no mês de abril no TCEMG.

O senador Antonio Anastasia destacou a utilidade do aplicativo Na Ponta do Lápis e garantiu que ele é o condão condutor para estimular a participação da família na educação. Anastasia ainda informou que a presença familiar nas escolas é muito importante e favorável para o desenvolvimento dos alunos.

A assessora agradeceu a oportunidade, colocou-se à disposição e lembrou que o programa foi criado com a base aberta e pode ser utilizado por outros estados e Órgãos de controle.
Um meio interativo, aberto ao público, permitiu que o cidadão participasse da audiência, através de mensagens em uma página virtual do Senado e um telefone gratuito. A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da TV Senado.

Também participaram do debate o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola; o professor da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, José Marcelino de Rezende Pinto; e a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane Pinto. O assessor da presidência do Tribunal de Contas mineiro, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, também esteve presente na audiência.

Assista a audiência na íntegra aqui.

--

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação