Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente defende consciência ética em Seminário sobre Conflito de Interesses

01/06/2023

Fotos: Lucas Machado
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, discursou na abertura do Seminário em Celebração de 1 ano do Decreto de Conflito de Interesses (48.417/2022), promovido pelo Conselho de Ética Pública do 
Estado de Minas Gerais (Conset) na manhã desta quinta-feira (1º) e defendeu  o desenvolvimento ético no fortalecimento da democracia.
 
O evento, sediado pelo TCE mineiro, teve como objetivo promover debates e reflexões acerca do tratamento do conflito de interesses no Estado e contou com a presença de autoridades mineiras e diversos palestrantes ao longo da manhã. 
 
“É uma alegria recebê-los no Tribunal de Contas para este auspicioso seminário. Discutir questões desta natureza contribuem, ao meu ver, para desenvolver a consciência ética, que entendo ser essencial para garantir respeito ao interesse público, à cidadania e à democracia [...].  O Tribunal de Contas tem, na sua essência, ou na sua constituição, o ético, e, no exercício da função de controle externo da Administração Pública, a preservação do ético no Estado Democrático. Parabenizo, em nome do presidente do conselho, Joaquim Antônio Murta, todos que participaram da organização deste evento”, disse o presidente.
 
Durante o seminário, cinco palestras foram apresentadas. O assessor da Corregedoria do Tribunal de Contas, Gustavo Terra Elias, ministrou o tema: “A prevenção e solução de conflitos de interesses como mecanismo de promoção da integridade”.
 
Participações-  O seminário contou com a participação do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, que também foi um dos palestrantes do evento, da  assessora da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Maria Tereza Fonseca Dias e do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle de Araújo.
Sérgio Pessoa de Paula Castro, advogado-geral do Estado, Simone Deoud Siqueira, ouvidora-geral do Estado e Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira, presidente do Conselho de Ética do Estado, (Conset/MG), também compuseram a mesa de honra. 
 



Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação