Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCE recebe a maior honraria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

02/07/2024

Foto: Felipe Jácome

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, foi agraciado nesta terça-feira (2) com a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, considerada a maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais a autoridades cuja dedicação e apoio são fundamentais para o sucesso da corporação.


A medalha foi entregue ao presidente do TCE pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que reconheceu a atuação do presidente e o seu apoio à instituição desde que assumiu a presidência do TCE.


“Hoje nós fazemos questão de reconhecer personalidades que não só executam um papel importante no Estado, mas que são parceiros da instituição e da sociedade mineira. O Tribunal de Contas, desde que nós assumimos a gestão há um ano e seis meses, tem demonstrado ser um parceiro. Então, a gente reconhece esse parceiro e nada mais justo do que lhe entregar a comenda”, afirmou o comandante-geral.

Ao lado de diversas autoridades mineiras, Gilberto Diniz enalteceu o papel do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e destacou sua honra ao ser um dos homenageados do dia.


“É um motivo de muita satisfação e muito orgulho ter sido aqui agraciado nesse dia tão importante, que é o dia Nacional do Bombeiro. Eu me sinto também gratificado por ter sido condecorado por essa corporação tão valorosa e que tem uma missão tão relevante no Estado, de promover a segurança e o bem-estar da sociedade Mineira. Isso me incentiva a continuar empregando todos os meus recursos e esforços no exercício das minhas atribuições institucionais”, reconheceu o presidente.


No mesmo dia, ocorreu a outorga da Comenda Bombeiro Honorário, concedida ao secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti. Também foram agraciadas 120 pessoas, entre civis e militares, com a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. “Ambas as condecorações, ressaltam a nobreza de espírito de bombeiros e parceiros que colaboram para fortalecer a instituição e empreendem esforços para o engrandecimento da instituição”, afirma a corporação.

História- Preocupado com os constantes incêndios que assolavam a capital federal, Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1856 o imperador Dom Pedro II assinou um decreto que regulamentou a criação do Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A escolha da data de 2 de julho para ser o Dia Nacional do Bombeiro foi oficializada por um decreto, no ano de 1954 e, 168 anos depois, a corporação mineira celebra a data promovendo a entrega de condecorações a autoridades que contribuíram para desenvolvimento da instituição.

Veja as fotos da solenidade:

 

Presidente recebe Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II - comenda do Corpo de Bombeiros


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação