Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCEMG participa de reunião sobre atualização do MQB

06/04/2021

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro José Alves Viana, participou, nesta segunda-feira (05/04), da reunião conjunta, realizada pelo Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Atricon com a participação de presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, que tratou da implantação, nos TCs, de procedimentos de quantificação de benefícios de controle.
 
Intitulado como Manual de Quantificação de Benefícios Gerados pela Atuação dos Tribunais de Contas (MQB), o instrumento amplia a possiblidade das Cortes se fazerem reconhecer pelos resultados gerados em favor da sociedade e pela melhoria das políticas públicas. A quantificação dos benefícios gerados pelos Tribunais de Contas é uma forma de demonstrar à sociedade os resultados alcançados pela atuação desses órgãos de controle.
 
Durante a reunião, o presidente do TCEMG, José Alves Viana, ressaltou que no âmbito da Corte de Contas mineira a matéria está regulamentada pela Resolução. 06/2015 e que “as etapas que faltam a ser implementadas constam do Plano Estratégico 2021/2026”, disse ele.
 
O conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), Felipe Galvão Puccioni, que coordena o projeto da Atricon na concepção do MQB, explicou que o instrumento passa por constante atualização e apresentou a ferramenta (em desenvolvimento), que vai facilitar, tanto a obtenção, quanto a padronização das informações e a mensuração dos quantitativos.
 
Na reunião desta segunda-feira, além de demonstrar as especificações técnicas necessárias à implantação do formato de mensuração uniforme, os presidentes dos Tribunais de Contas foram motivados a aderir à sistemática.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação