Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente e conselheiros prestigiam inauguração do retrato de Agostinho Patrus na ALMG

22/03/2023

Fotos: Felipe Jácome
Na noite desta terça-feira (21), o conselheiro Agostinho Patrus teve seu retrato inaugurado na galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a presença e o prestígio do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, e dos conselheiros Durval Ângelo e Mauri Torres. 

O evento aconteceu no Salão Nobre da ALMG e marcou a história da Instituição. Agostinho Patrus é o primeiro ex-presidente a dividir a galeria com o seu próprio pai, que também se chamava Agostinho Patrus e presidiu o legislativo mineiro de 1995 a 1997. 

O descerramento do retrato contou com a presença de diversos deputados estaduais e do atual presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite. Em seu pronunciamento, Agostinho Patrus relembrou seus dois mandatos (2019/2022) à frente da Assembleia e agradeceu a oportunidade. 

“Ao colocar aqui o meu retrato, coloco também o retrato, junto comigo, de todas as mulheres e homens que estiveram ao meu lado no parlamento mineiro. É uma honra para mim poder estar numa galeria com tantos colegas que foram também presidentes, mas não poderia deixar de lembrar do meu saudoso pai, que também presidiu este parlamento”, relembrou o ex-presidente e agora conselheiro do TCE. 
 
 
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Diniz, também deixou sua mensagem de reconhecimento ao ex-presidente da ALMG e o parabenizou pela homenagem. Confira na íntegra: 

“É uma alegria muito grande participar desta solenidade em homenagem ao ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Agostinho Patrus, hoje conselheiro do Tribunal de Contas mineiro, que tenho a honra de presidir”.

A Cícero é atribuída a assertiva de que é necessário reviver sempre as ações dos indivíduos e do próprio homem, como vestígio de sua passagem na pátria dos seus irmãos e antepassados. A manutenção de galeria de retratos dos dirigentes máximos de instituições públicas e privadas ilustra bem essa passagem do pensamento de Cícero. Afinal, como já tive a oportunidade de dizer alhures, preservar a memória de qualquer pessoa, órgão, entidade, instituição constitui ato de solidariedade e de comunhão, por propiciar o compartilhamento do passado com as gerações presentes e as futuras, o que, consequentemente, contribui para consolidar a história, que não existe sem memória.

A inauguração do retrato do ex-presidente, Agostinho Patrus, na galeria de retratos daqueles que também tiveram a honra de presidir a augusta Assembleia Legislativa mineira, constitui justa e merecida homenagem a esse homem público que tem uma expressiva folha de serviços prestados ao povo mineiro, como secretário estadual, como deputado, como presidente da Assembleia.

De parabéns, portanto, o homenageado, hoje conselheiro Agostinho Patrus, e a Assembleia Legislativa mineira, atualmente dirigida, de forma diligente, pelo deputado Tadeu Martins Leite, jovem liderança que desponta no cenário político mineiro! ”
 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação