Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Robô do TCE consegue evitar gastos de R$7 milhões em licitações irregulares

25/04/2023

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) conseguiu evitar o uso irregular de mais de R$7 milhões em licitações, em 25 municípios mineiros. Desta vez a ferramenta utilizada para mais esta fiscalização foi o robô chamado Seletor de Objetos em Licitações para Análise e Retificação de Irregularidades (Solaris), criado para fazer uma leitura diária de editais de licitações publicados em todo o estado.

Nesta fase de pré-lançamento o Solaris está treinado para o apontamento de duas situações de irregularidade bastante presentes em certames licitatórios e com elevado grau de risco ao erário: o direcionamento e a aquisição de bens de luxo.

Após o robô detectar 161 suspeitas de irregularidades, servidores do TCE fizeram uma análise das licitações e constataram 25 possibilidades de erro. Ao perceber as possíveis falhas, o tribunal encaminhou aos municípios um ofício comunicando as suspeitas e prontamente teve os certames cancelados ou retificados, evitando com isso a utilização irregular das verbas públicas. 

O uso da inteligência artificial tem sido cada vez mais frequente pela Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência- o Suricato.
Segundo o coordenador de Fiscalização Integrada do Estado, Roberto Colares, o uso do robô aumenta a eficácia e a agilidade das ações de fiscalização, que anteriormente teria que ser feita somente por meio da mão de obra humana. 

"A ferramenta Solaris viabiliza a análise tempestiva de editais por equipes enxutas, permite o maior alcance de contratações potencialmente danosas ao erário e contribui para a melhoria dos processos de compra dos jurisdicionados do TCE", afirmou. 

Fábio Costa, coordenador de Operacionalização de Trilhas Eletrônica de Fiscalização também destacou a eficiência do novo sistema na detecção de irregularidades em todo o estado. 

"O Solaris, por ser uma tecnologia desenvolvida integralmente no âmbito do Suricato, permite uma modularidade e uma adequação dos requisitos e tipologias às características dos nossos jurisdicionados, garantindo uma maior adaptação à realidade plural dos municípios mineiros. Nesse sentido, os comunicados decorrentes dos indícios detectados pelos Solaris obtiveram, até o presente momento, 100% de atendimento por parte dos jurisdicionados, permitindo o desenvolvimento de uma ação colaborativa e pedagógica por parte do TCEMG, ressalvando-se a possibilidade de adoção de eventuais outras ações de controle", disse o coordenador. 
 
 
 

 
 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação