Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário aborda desafios para a utilização da Informação de Custos no setor público

12/08/2025

Conselheiro Durval Ângelo enfatizou que falar de custos é falar de gestão eficiente e de escolhas responsáveis - Fotos: Daniele Fernandes/TCEMG

"Que possamos sair daqui mais conscientes da importância da Informação de Custo e mais preparados para utilizá-la como um instrumento de melhoria da gestão pública e de prestação de conta a sociedade". Com essa mensagem, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo, abriu os trabalhos do 3º Seminário Mineiro de Custos no Setor Público, nesta terça-feira (12/8).

Pelos próximos três dias, conselheiros, profissionais da contabilidade, controladoria interna, prefeituras, câmaras municipais, servidoras e servidores públicos terão acesso a uma completa programação de palestras e painéis, sempre das 9h às 17h30, no Auditório Vivaldi Moreira, na sede da Corte de Contas.

Nesta edição, o eixo escolhido foi "Desafios para a Utilização da Informação de Custos". Na mesa de abertura, o presidente do TCEMG destacou o tema como essencial para o futuro da administração pública.

"Falar de custos não é falar apenas de números ou planilhas. É falar de gestão eficiente, de escolhas responsáveis e de como utilizar cada recurso público de forma a trazer o maior benefício possível para a população", enfatizou.

"Investir em políticas públicas de qualidade é fundamental. E a gente deve pensar toda a questão da discussão dos custos nessa perspectiva, para termos mais recursos e que eles sejam usados racionalmente na concretização dessas políticas públicas", pontuou Durval Ângelo. "O que buscamos nesse seminário é estimular a reflexão e a troca de experiências sobre como fazer isso acontecer", completou.

Ao lado o conselheiro-presidente, participaram do dispositivo que iniciou o seminário o presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis (Amicic), Alexandre Bossi; o conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), Rodrigo Coelho; o diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG, Rodrigo Marzano; o presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), Jehu de Aguilar Filho; e a superintendente de Gestão e Finanças do TCEMG, Milena Alves. Os conselheiros em exercício Licurgo Mourão e Hamilton Coelho também acompanharam a cerimônia de abertura.

Destaques

Neste primeiro dia, dois painéis mobilizaram palestrantes não apenas do TCEMG, mas também dos Tribunais de Contas do Espírito Santo (TCEES) e de Pernambuco (TCE-PE). Os debates são sobre "Os desafios para a mensuração de custos nos Tribunais de Contas" e "O posicionamento dos Tribunais de Contas diante do descumprimento da mensuração, apuração e utilização da Informação de Custos".

Entre as palestras programadas para estes dias 12, 13 e 14/8 estão, por exemplo, tópicos como Sistema de Informação de Custos, importância da Informação de Custos para o controle social, preparação de ambiente contábil, formulação de peças orçamentárias, tomada de decisão nos municípios, entre outros assuntos relacionados.

O Seminário de Custos no Setor Público é uma realização do TCEMG, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES).

A programação completa está disponível neste link.

 
Veja, a seguir, galeria de fotos:
 

Seminário Mineiro de Custos no Setor Público (1° dia)