Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE adverte prefeito de Carneirinho sobre cuidados com merenda escolar

03/08/2018

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apreciou, na sessão do dia 02 de agosto, quinta-feira, os resultados da Auditoria nº 1.024.535, realizada na Prefeitura Municipal de Carneirinho, no Triângulo Mineiro. O processo foi aberto para fiscalizar o desenvolvimento da “contratação de fornecedores de gêneros alimentícios para merenda escolar oferecidos pela cidade, no período de janeiro a setembro de 2017, assim como as condições de armazenagem e utilização das mercadorias”.

A auditoria foi realizada entre os dias 29 de setembro a 6 de outubro do ano passado e após análise da Unidade Técnica do TCE mineiro, concluiu-se que a forma de aquisição não obedecia às normas legais vigentes e a instalação de estoque não atendia às diretrizes básicas.

A equipe do TCE verificou falhas formais e procedimentais nos pregões realizados para aquisição de alimentos para as cantinas de escolas, causando prejuízo aos cofres públicos, por não terem observado o princípio da competitividade e concorrência e as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Segunda Câmara determinou a citação do prefeito municipal, Cássio Rosa Assunção; da secretária Municipal de Educação, Ivanda Ribeiro de Assunção; da pregoeira, Cláudia Aparecida de Almeida Oliveira; e da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Endemias e Controle de Zoonoses, Mariuza Aparecida Maia Gonçalves. 

O Tribunal de Contas recomendou que a Prefeitura de Carneirinho observe as regras legais aplicáveis para formalização dos processos de compra de bens e de contratação de serviços para as escolas  junto a Secretaria Municipal de Educação para atender as advertências da Anvisa.

O TCE intimou também o responsável pelo controle interno da prefeitura para que cumpra o dever de apoiar o Controle Externo e alertou que a reincidência das impropriedades poderá acarretar multa.

Fred La Rocca - Coordenadoria de Redação e Jornalismo do TCEMG