Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE apresenta sistemas eletrônicos para prestações de contas anuais

11/04/2019

Durante a tarde de hoje, 11/04, foi dada continuidade ao evento “Organização e remessa eletrônica das prestações de contas anuais dos órgãos e entidades da administração pública estadual (Decisão Normativa nº 2/2018)”, aberto, nessa manhã, no auditório Juscelino Kubitscheck, da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG). Com a plateia formada por servidores de diversas secretarias do Estado, os palestrantes Alcimar Bonomi, Fábio Negro e Rodrigo Diniz apresentaram os sistemas eletrônicos de produção e tramitação de documentos das prestações de contas anuais. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGEMG).

Alcimar Bonomi, supervisor de Sistemas Informatizados do TCEMG, apresentou o Sistema de Gestão de Identidades – SGI, ferramenta que permite ao jurisdicionado (órgão sujeito ao controle externo do TCE) enviar os documentos das prestações de contas de exercício. “O SGI é a porta de entrada para qualquer usuário que queira acessar os sistemas do Tribunal”, esclareceu o supervisor. Em seguida, o especialista Fábio Negro, pertencente à Diretoria de Tecnologia da Informação, também do TCEMG, falou sobre o e-TCE, um portal do Tribunal que possibilita a consulta e acompanhamento da tramitação processual de forma totalmente eletrônica, desde a autuação (início) até o arquivamento.

Ao final, o palestrante Rodrigo Diniz, representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), explicou como o Sistema Eletrônico de Informações – SEI será utilizado na remessa eletrônica das prestações de contas. Rodrigo contou que a ideia desse trabalho surgiu com o intuito de reduzir a produção de papel, “diretriz do governo anterior que continua nessa nova gestão”, para que tudo seja feito de forma eletrônica. Ele explicou que, no âmbito da Rede SEI (Executivo, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, Justiça e Militar) foram realizadas várias reuniões para tentar viabilizar da melhor forma possível.

Depois das exposições, a servidora Ana Beatriz Vieira Franco, que falou na parte da manhã, retornou para responder perguntas do público presente com a ajuda dos demais palestrantes.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação